Em El Salvador, gangues criminosas ameaçam cristãos

Pastor e sua família precisam fugir após contínuas ameaças de morte do grupo que atua na região

| 07/04/2019 - 06:00

Nayib Bukele é o novo presidente de El Salvador, eleito em fevereiro deste ano. Ore por ele e pelos cristãos do país

Nayib Bukele é o novo presidente de El Salvador, eleito em fevereiro deste ano. Ore por ele e pelos cristãos do país


De acordo com o jornal El Salvador Cronio, um pastor e sua família tiveram que fugir de sua casa em Apopa devido a contínuas ameaças de morte de membros da gangue Barrio 18. O grupo tem feito o pastor de alvo por sua fala contra as atividades criminosas e por acusar líderes do conselho local de conspiração.

Segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados, quase 16 mil pessoas de Honduras e El Salvador deixaram o país para se unir à “caravana de imigrantes” em direção à fronteira dos Estados Unidos.

Embora seja difícil definir o número exato de cristãos desabrigados, casos como o relatado acima indicam claramente que motivação religiosa também é um gatilho para perseguição por gangues criminosas. Líderes cristãos com frequência se tornam vítimas de violência das gangues quando representam ameaça à estabilidade delas. Eles enfrentam ainda mais dificuldades quando autoridades atuam como cúmplices dos grupos criminosos já que os cristãos não têm ninguém a quem pedir proteção.

El Salvador está em um estado de transição devido aos resultados das recentes eleições presidenciais de fevereiro. Nayib Bukele, um antigo prefeito e líder da Grande Aliança Nacional (GANA, da sigla em inglês) conseguiu a vitória, acabando com o domínio de 30 anos de apenas dois partidos.

O novo presidente enfatizou seu plano de colocar fim à corrupção, erradicar as gangues criminosas e limitar a migração. Entretanto, é muito cedo para saber quais medidas serão tomadas e quando serão de fato efetivas. Tais planos para acabar com a corrupção e impunidade são muito significativos para os cristãos. A segurança dos cristãos em áreas ocupadas por gangues depende em grande parte das próximas decisões políticas.

Pedidos de oração

  • Ore em favor do pastor e sua família que tiveram que fugir de sua cidade, que eles estejam em segurança.
  • Interceda pelos cristãos de El Salvador, para que o Senhor mude a realidade de onde vivem.
  • Peça, também, em favor do novo presidente, que ele consiga colocar em prática os planos apresentados.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE