Escreva para o pastor Makset e sua família

Portas Abertas • 24 fev 2015


24_Cazaquistao_0040004836

Ele teve o nome na lista de “Procurados” do governo uzbeque. Seu crime: liderar igrejas domésticas sem a devida autorização. Foi assim que começou a saga do pastor Makset Djabbarbergenov, em 2007. Para evitar a prisão, Makset fugiu com a família para o Cazaquistão, um país vizinho. Lá, receberam status de refugiados, concedido pela Organização das Nações Unidas. Mas em 2012, sua história começou a tomar outro rumo.

O Uzbequistão trocou as acusações feitas contra o pastor; agora, ele era procurado por “terrorismo”, e o governo uzbeque exigia que o pastor fosse extraditado do Cazaquistão. Lá, Makset seria julgado e, se fosse considerado culpado (o que era muito provável), seria condenado a quinze anos de prisão.

Em setembro de 2012, as autoridades cazaques o prenderam, para que sua deportação fosse arranjada. Os movimentos de sua esposa, Aygul, que estava grávida na época, e dos quatro filhos do casal eram monitorados diariamente pela polícia.

Após três meses, a Suécia ofereceu asilo à família, possibilitando a libertação de Makset. Mas a alegria veio acompanhada de um toque de dor: eles não podem visitar seu país natal e nenhum outro da região até 2017.

Muitos por quês
Makset e a família ainda estão se acostumando à vida na Europa. “Ainda não sabemos por que estamos aqui. Mas vamos seguir em frente e recuperar nossa saúde”, diz Aygul, que busca com o marido a direção de Deus para a vida deles.

As palavras de Makset ecoam a incerteza da esposa: “Há muito a ser feito no campo turcomano, então me pergunto diariamente, desde que chegamos à Suécia: ‘Por que estamos aqui? Para onde iremos?’”.

Envie seu apoio
Ainda que não possamos responder às dúvidas da família, podemos encorajá-la fazendo-a se lembrar de que não está sozinha. Você pode ajudar, enviando uma mensagem de apoio, por meio de um cartão.

Orientações
É extremamente importante que você siga estas orientações. Qualquer correspondência que fugir às regras será descartada.

  • Os cartões podem ser enviados até o dia 29 de maio de 2015.
  • Escreva de forma legível, de preferência com letra de forma e em inglês (confira os modelos disponíveis).
  • Acrescente versículos bíblicos de encorajamento em seu cartão.
  • Não coloque seu endereço. Seu nome e país são suficientes.
  • Não mande dinheiro nem presentes.

Endereço para postagem:
MAKSET E AYGUL
A/C Portas Abertas Brasil
Caixa Postal 12.655
CEP 04744-970
São Paulo, SP

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco