Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Evangelista chinês aceita um chamado impossível

Ele deveria levar o amor de Jesus até a Coreia do Norte
Portas Abertas • 04 jan 2026
O evangelista Cho caminhava pela floresta em busca de encontrar norte-coreanos (foto representativa)

Seguir a Jesus na China é estar sujeito à vigilância extrema e ao controle do governo. O evangelista Cho (pseudônimo) sabia disso, mas ele cumpria sua missão de ser e fazer discípulos de Jesus, mesmo em circunstâncias perigosas.

Todo os dias, Cho fazia questão de se aquietar e passar um tempo com Deus. Um de seus hábitos era registrar a palavra de Deus inteira à mão. “Já copiei a Bíblia inteira muitas vezes”, afirmou com alegria.

O cristão chinês tinha um versículo preferido, o de Atos 16.31: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. Essas palavras deram forças para Cho continuar seu ministério: o de compartilhar o amor de Cristo com norte-coreanos.

Possível para o que crê

A tarefa dada por Deus ao evangelista parecia impossível, pois não é permitido entrar na Coreia do Norte para compartilhar a fé. Mas o Senhor deu criatividade para Cho cumprir o seu chamado. Semanalmente, ele caminhava pelas florestas perto da fronteira para encontrar pessoas que fugiram do país em busca de comida e melhores condições de vida.

Se o ministério do cristão chinês fosse descoberto, ele seria multado e seu destino poderia ser a prisão. No entanto, ele preferiu obedecer a Deus e se arriscar para cumprir seu propósito. O evangelista Cho estava disposto a ajudar os norte-coreanos fugitivos com comida, cobertores e lonas para construir barracas improvisadas.

O evangelista Cho copiou a Bíblia à mão várias vezes e não renunciava a seu tempo com Deus

Enquanto fazia os primeiros contatos e conquistava a confiança dos refugiados, o cristão chinês orava pedindo a Deus oportunidade para compartilhar sobre Jesus e presentear seus novos amigos com uma Bíblia.

Dessa forma, o evangelista Cho alcançou alguns norte-coreanos. Alguns aceitaram o convite posterior de viver em uma casa segura, apoiada pela Portas Abertas, onde recebiam comida, roupas e medicamentos. Além disso, os refugiados aprendiam mais sobre Jesus e a Bíblia. Alguns deles voltaram para a Coreia do Norte, onde testemunharam sobre Jesus com outras pessoas.

Frutos do trabalho

Durante uma caminhada pela floresta, o evangelista Cho encontrou um rapaz que havia ajudado três anos antes. Ele estava acompanhado de outros cinco cristãos, que nunca haviam entrado em uma igreja e nem tocado em uma Bíblia. Eles ansiavam por conhecer mais sobre Jesus. O seguidor de Jesus levou-os até a casa segura e lá puderam conhecer outros irmãos na fé e estudar a palavra de Deus. 

Após anos de trabalho fiel, Cho adoeceu e não pôde mais ir às florestas como antes. Mas ele ainda estava comprometido em compartilhar o evangelho com os norte-coreanos, mesmo que isso significasse doar o pouco que tinha. “Não pude subir as montanhas por causa da doença. Agora, quero dar a vocês esta oferta que acumulei durante anos. Por favor, usem-na para o ministério”, pediu o cristão.

O evangelista Cho faleceu recentemente. Mas seu ministério continua dando frutos – e há outros parceiros locais da Portas Abertas como ele que continuam o trabalho com os norte-coreanos.

O ministério parece impossível do ponto de vista humano. Mas, assim como Cho, as pessoas que chegam aos norte-coreanos acreditam e servem a um Deus especializado em tornar todas as coisas possíveis. Por meio de abrigos seguros e cristãos obedientes como Cho, essas pequenas ações fazem uma diferença eterna para as pessoas de um país onde a fé cristã não é uma opção.

Apoie cristãos norte-coreanos

Você pode apoiar cristãos norte-coreanos que buscam refúgio na China. Faça uma doação agora e permita que eles recebam alimento, abrigo seguro e cuidado pastoral.

Cristão chines entrega Bíblia para norte-coreanos em floresta