Explosão deixa mais de 160 feridos no Uzbequistão

Ainda não se sabe a causa do estrondo que atingiu a cidade de Tashkent

Portas Abertas • 8 out 2023


Autoridades instalaram uma tenda para acolher os desabrigados (foto: redes sociais)

Autoridades instalaram uma tenda para acolher os desabrigados (foto: redes sociais)

Uma grande explosão aconteceu em Tashkent – capital do Uzbequistão – no dia 28 de setembro, às três horas da manhã. Muitas famílias cristãs viviam perto do epicentro do estrondo. Elas foram atingidas com toda a força.  

 

Um adolescente morreu e mais de 160 vítimas ficaram feridas. Ao menos 20 pessoas foram hospitalizadas com diferentes níveis de gravidade dos ferimentos. As consequências da explosão são muito sérias.  

 

Janelas, portas e carros foram danificados nos arredores da cidade. Muitos prédios e casas ficaram destruídos. Os destroços começaram a ser retirados na última semana. As autoridades também organizaram um hospital de campanha para os feridos, pois o número de vítimas foi muito alto. 

 

Hospital de campanha em Tashkent 

 

O estrondo foi tão forte que mesmo a 30 km do epicentro, nas cidades vizinhas, o choque foi sentido. A explosão também causou um grande incêndio, com muita fumaça e um brilho tão forte que foi visto até em outros distritos de Tashkent. 


Causa do incêndio indeterminada
  


Agências de mídia locais afirmaram que a causa da explosão foi um acidente de avião, mas as autoridades negaram essa informação. O mais provável é que as chamas tenham começado no depósito de uma indústria química. Há também rumores de que a explosão tenha começado em um depósito de baterias de carros elétricos. 
 


As autoridades locais ainda estão investigando a causa do acidente. O local do epicentro do incêndio está sob investigação e fechado. Ninguém pode entrar no local. Como muitas casas foram queimadas ou destruídas, as pessoas não têm para onde ir. As autoridades locais instalaram uma tenda para acolher os desabrigados.
 

 

Tenda temporária para acolher desabrigados 


Por causa da explosão, também é provável que substâncias tóxicas tenham sido liberadas na atmosfera. Muitas pessoas ficaram doentes depois do incidente, com dores de cabeça e enjoo. O grande problema é que, sem uma fonte confiável sobre a causa da explosão, é difícil planejar a medida adequada para minimizar o problema. 
 


As autoridades relataram que muitas casas afetadas já estão sendo reparadas, mas, segundo a população local, isso não está acontecendo. A população está com medo, pois não acredita que o governo as ajudará a restaurar as casas danificadas ou a construir um novo lar.
 

 

Distribuição de alimentos para as vítimas 



Pedimos à igreja brasileira que interceda pelas autoridades e especialmente pelos cristãos que vivem na região e foram atingidos. 
 


Pedidos de oração
 

  • Ore pelos cristãos que perderam suas casas e outras propriedades por causa da explosão.  
  • Peça a Deus que nesse momento de crise a igreja seja instrumento de graça e luz no Uzbequistão.  
  • Interceda pelos feridos que estão se recuperando em casa ou no hospital.  
  • Ore pela família do adolescente que morreu no incidente.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco