Fortalecimento de crianças por meio da Escola Dominical

O treinamento é oferecido a professores como forma de melhorar e efetivar o ensino bíblico dado nas igrejas

| 16/09/2018 - 00:00

Com os treinamento, os professores aprendem novos conhecimentos, perspectivas e métodos para colocar em prática em suas aulas

Com os treinamento, os professores aprendem novos conhecimentos, perspectivas e métodos para colocar em prática em suas aulas


Alda, de 27 anos, nunca tinha ouvido falar no termo 'anos dourados". Ela, que é mãe de dois filhos e professora de escola dominical, vive em uma cidade remota da Indonésia. Nunca antes Alda tinha participado de nenhum seminário para pais ou professores. Então quando a Portas Abertas organizou uma série de treinamento para professores de escola dominical em sua província, ela ficou impressionada com o novo conhecimento e experiências adquiridas. “Eu aprendi a desenvolver um plano de ensino e aulas de acordo com as várias idades. Também sei agora como usar recursos para animar as crianças e ajudá-las a entender as lições da Bíblia com mais facilidade”, conta.

Uma lição que deixou uma marca profunda em seu coração é que ela descobriu que os primeiros cinco anos de uma criança são os mais importantes em sua vida, chamados de “anos dourados”. “Essa informação é crucial em meu papel não apenas como professora de escola dominical, mas também como mãe”, relembra. Alda é uma dos vários pais e professores de escola dominical com falta de conhecimento para criar os filhos e cultivar sua fé, preparando-os para possíveis perseguições em suas vidas.

Na Indonésia, como a maioria é muçulmana, mesmo as crianças enfrentam tempos difíceis sendo seguidoras de Cristo. Sua fé é com frequência questionada e ridicularizada por seus vizinhos e colegas de classe muçulmanos. Nas áreas mais islâmicas, estudantes chegam a ganhar notas mais baixas dos professores da escola apenas porque são cristãos. Infelizmente, muitas igrejas em áreas remotas não tem um preparo apropriado e materiais que alimentem a fé das crianças. Isso tem resultado em crianças e jovens que se convertem ao islamismo para conseguir melhores empregos, educação ou até mesmo parceiros para a vida. Anos atrás, um pastor de uma ilha próxima a vila de Alda contou a história de uma vila cristã que se converteu ao islamismo por arroz, macarrão instantâneo e roupas usadas. “Mas eu percebi que somos parcialmente responsáveis. Nós não temos feito o suficiente para nutrir sua fé e vida”, ele disse.  

Treinamento para professores de Escola Dominical
A Portas Abertas entende que para que a igreja indonésia sobreviva e cresça a longo prazo, as crianças precisam ser fortalecidas hoje. Uma das formas mais efetivas é por meio dos professores de escola dominical. Com o treinamento específico, é possível preparar a igreja local para perseguição, treinando professores em áreas remotas e religiosamente hostis no país com lições do cristianismo e princípios bíblicos de perseguição adaptados para o público jovem.

O treinamento começou em 2016, em cinco províncias da Indonésia, já tendo alcançando mais de 530 professores. Três principais tópicos são abordados: como guiar crianças a Cristo, como ser um professor criativo e como preparar crianças para missões. Para estar onde é preciso, a Portas Abertas teve muito trabalho. Isso significa atravessar florestas, montanhas e mares para chegar a vilas remotas. Muitas vezes também significou passar por risco de morte. Mas a jornada, apesar de perigosa, não foi em vão. Os testemunhos dos participantes do treinamento mostraram que um pequeno passo no ministério infantil pode ser um grande salto para o futuro da igreja da Indonésia.

Pedidos de oração

  • Neste Dia Nacional da Escola Dominical, ore pelos professores que continuam se dedicando a aprender e desenvolver habilidades em suas igrejas.
  • Peça a Deus que todos os professores possam ter paixão, energia e amor para guiar pacientemente e ensinar as crianças em todas as circunstâncias.
  • Ore para que as crianças possam crescer firmes na fé e se tornem bençãos para a família, escola e comunidade.

Leia também
Violações à liberdade religiosa crescem na Indonésia
Ore por ilha indonésia atingida por terremotos
Ahok pode ser solto antecipadamente da prisão


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE