Governo malaio promete investigar ameaça a uma igreja do país

Portas Abertas • 19 mai 2015


19_Malasia_0380100140

Os manifestantes protestaram principalmente contra a cruz colocada na parede da igreja porque viram nela um ""desafio ao islã"" e um grande potencial para abalar a fé dos jovens muçulmanos, já que o bairro da igreja fica em uma ""região malaia"". Quando a polícia chegou ao local, depois de negociações, os líderes da igreja tiraram a cruz da parede.

Daniel, analista de perseguição da Classificação da Perseguição Religiosa declarou: ""Esse incidente mostra como são tensas as relações entre raças e religiões na Malásia. A Câmara Municipal foi rápida ao declarar que o fato de uma igreja se reunir em um local de comércio e exibir um sinal religioso é algo ilegal, apesar da Constituição do país garantir a liberdade de religião e do Conselho Executivo de Selangor salientar que as igrejas não precisam de permissão para se reunir em locais comerciais. Como centenas de igrejas funcionam similarmente à de Taman Medan, esse evento vai somar ao nervosismo vivido já pela minoria cristã e aumentar o sentimento de serem cidadãos de segunda classe"".

O incidente tem indicações políticas mais amplas, e alguns manifestantes são supostamente membros do partido no poder UMNO, sendo o mais proeminente o irmão mais velho do Inspetor Geral da polícia da Malásia.

Daniel relata: ""Para terminar com uma nota mais positiva, este incidente parece ter acordado políticos. Islâmicos moderados desculparam-se pelos manifestantes e chamaram a retirada da cruz de repugnante. Políticos prometeram investigar se os manifestantes cometeram violações contra o Direito Penal ou mesmo contra a rigorosa e recentemente alterada lei de insubordinação. Isso deve continuar sendo observado para saber qual será o resultado dessas investigações"".

Leia mais
Igreja na Malásia é forçada a derrubar a cruz do prédio

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco