Portas Abertas • 15 nov 2006
O texto abaixo conta como a Palavra tem alcançado corações de rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC):
O trabalho desenvolvido na zona de Macarena, região do Estado de Meta, no interior da Colômbia, tem alcançado resultados excelentes. Irmãos de várias igrejas reuniram-se para distribuir Bíblias e materiais bíblicos para os rebeldes, membros das forças armadas, e também para a própria Igreja, que sofre nessa área dominada pelo conflito.
Em meados de 2005, abriu-se uma pequena igreja na região de Macarena, interior da Bolívia. Em frente à igreja há um restaurante freqüentado por paramilitares. A proprietária do restaurante conheceu Cristo em um dos cultos da igreja, e ela e seu marido o aceitaram como Salvador.
A conversão deles abriu as portas para que os rebeldes ouvissem o Evangelho. Os donos do restaurante têm a oportunidade de visitar os rebeldes quando estão doentes, orar por eles e dar-lhes cópias da Bíblia. Quando os rebeldes se vêem em perigo, eles pedem proteção divina.
Um dia, os chefes paramilitares entraram no caminhão do casal proprietário do restaurante. O marido aproveitou a oportunidade para dar cópias da Bíblia para aqueles que ainda não tinham recebido uma.
Surpreendentemente, um deles abriu com ansiedade uma Bíblia. Seus olhos fixaram-se na página. Ele não parou de ler.
Depois de ler bastante a Palavra, aquele chefe pediu que orassem para ele tomar uma decisão por Cristo. A partir desse momento a Igreja começou a discipulá-lo.
O ex-guerrilheiro evangelista
Um desses líderes que se converteu com a palavra foi Omar Cadena, comandante da 27ª. frente das FARC.
Um dia um pastor se dirigiu a ele e lhe disse: "Pegue esse panfleto e leia". Omar retrucou: "Você não sabe que é proibido falar de Bíblia e de coisas do evangelho?". O ministro respondeu: "Se eu não falar, as pedras o farão".
Um pouco desconfortável com o papel em sua mão, Omar decidiu lê-lo para sua esposa naquela noite. Para sua surpresa, o conteúdo do papel tinha que ver com as necessidades mais profundas de seu coração. Sua esposa, também comovida pela mensagem, pediu que Omar deixasse o movimento revolucionário e começasse uma nova vida. Ela não teve resposta; no entanto, em poucos dias ele decidiu depositar sua fé em Jesus Cristo.
Sem dúvida, essa decisão causou-lhes problemas posteriores com as FARC. Para seus colegas de guerrilha, era muito estranho que Omar, de repente, não quisesse nada com a revolução. Ele costumava ser um dos mais entusiasmados do grupo.
Apesar de todas as conseqüências possíveis, inclusive sua morte, Omar renunciou às FARC. Não foram poucas as ameaças, e havia a pressão constante dos comandantes, seus ex-companheiros de guerrilha, que queriam enganá-lo com propostas sedutoras. Entretanto, esse ex-guerrilheiro disse não à revolução e agora se dedica a revolucionar a vida de outras pessoas com a mensagem de Cristo.
Vida restaurada
"Dou esse testemunho de uma vida perdida no abismo das trevas. Essa era minha vida quando servia a Satanás."
Com essas palavras, Arnulfo, ex-militante das FARC, começa a contar sua história de como Deus o salvou das fileiras subversivas, através da Palavra de Deus.
"Naquela época, eu estava dominado pelo mundo ímpio e gostava de fazer o trabalho do diabo. Tornei-me servo dele. Com o coração cheio de mentiras e de rancor pela minha família e pelas autoridades governamentais, aceitei o comunismo como a norma moral pela qual dirigiria minha vida.
Nas fileiras da guerrilha, tive ensinamentos sobre vingança e sobre como negar Deus. Segui isso por muitos anos."
Depois de conhecer a Palavra de Deus, a decisão de Arnulfo de seguir Cristo permaneceu forte. Ele até se tornou um líder da igreja. Contudo, essa persistência e constância em relação ao evangelho trouxeram-lhe sérios problemas com guerrilheiros da região.
Um dia, um comandante o chamou, com seus irmãos da igreja, para insultá-los e ameaçá-los. Arnulfo, sem pensar, reprovou-o em nome de Jesus. No mesmo instante, o comandante puxou a arma para responder a Arnulfo e aos outros crentes, pretendendo matá-los.
Arnulfo conta: "Os irmãos e eu unimo-nos para invocar o Senhor Jesus Cristo. Esse momento foi tão maravilhoso que o comandante ficou pálido, afastou-se e saiu".
Esses são alguns testemunhos de como a Bíblia tem sido eficaz mesmo em ambientes tão contrários, como as guerrilhas. Graças a Deus podemos experimentar o poder da Palavra de Deus que muda as vidas.
© 2024 Todos os direitos reservados