Igreja doméstica é invadida na Ásia Central

As igrejas do país que não forem registradas não podem realizar cultos

Portas Abertas • 19 jul 2021


Nos últimos 11 anos, nenhuma nova igreja foi registrada no país (foto representativa)

Nos últimos 11 anos, nenhuma nova igreja foi registrada no país (foto representativa)

No último final de semana, uma igreja doméstica na Ásia Central foi invadida pela polícia. “Nossa igreja não tem registro oficial do Estado, mas funcionávamos apesar disso. Uma vez, em 2017, fomos proibidos de nos reunir para realizar serviços em nossa casa. Mas essas pessoas do governo mudaram ao longo dos anos e decidimos nos reunir em nossa casa a partir de 2020. Até esse fim de semana, não tivemos nenhum problema com as autoridades”, conta o pastor O*, líder da igreja.  

Durante um culto no final de semana, policiais chegaram à igreja e interromperam as atividades. Eles pediram para um dos diáconos apresentar os documentos legais da instalação e o passaporte dele. Eles o levaram para o departamento de polícia, a igreja foi acusada de não estar legalizada enquanto realizava as atividades religiosas, e a polícia abriu um processo contra os cristãos. 

“Graças a Deus temos amigos no governo superior e um coronel nos ajudou. Eles não deram prosseguimento no processo contra nós e decidiram nos multar no valor de 250 dólares. O diácono foi enviado para casa, mas eles o avisaram para não realizar mais eventos religiosos em nossa casa”, compartilha o pastor. 

O país conta com uma lei que diz que sem um registro oficial da igreja, os cristãos não podem se reunir como igreja. Mas o registro ainda não é dado aos seguidores de Jesus, mesmo que tenham apresentado todos os documentos necessários. Nos últimos 11 anos, nenhuma igreja nova foi registrada no país. 

*Nome alterado por segurança. 

Pedidos de oração 

  • Apresente em oração a situação da igreja na Ásia Central e peça para que Cristo toque o coração das autoridades e seja concedido o registro para a igreja. 
  • Interceda pelos cristãos no país, para que permaneçam firmes na fé, mesmo diante da perseguição que enfrentam. 
  • Clame para que as autoridades do país sejam visitadas pelo Espírito Santo e vivenciem uma transformação de vida. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco