Igreja está atenta às mudanças no governo

| 14/10/2016 - 00:00


14-turquia-homen-orando

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, assinou recentemente um decreto ordenando a criação de um Ministério para Assuntos Religiosos e Civis. O novo departamento terá a tarefa de cuidar das relações com as comunidades religiosas e garantir os direitos dos cidadãos à liberdade de consciência. O ex-assessor presidencial, Nurlan Yermekbayev, foi colocado à frente desse novo ministério.

Embora a notícia pareça boa e positiva, o fato de ter sido criado um departamento específico para assuntos religiosos é algo notável no Cazaquistão. Segundo um dos colaboradores da Portas Abertas que atua no país, a notícia é relativamente perigosa. “Levando em conta que a nação é laica e que Estado e religião eram assuntos rigorosamente separados, qual o motivo de criar um ministério especial para assuntos religiosos? Agora o Estado poderá interferir nas atividades das igrejas, criar novas leis de religião e até mesmo recusar algumas instituições”, disse ele.

Tudo indica que o Cazaquistão (42º país na atual Classificação) está caminhando para um nível maior de perseguição aos cristãos. Até o momento, a igreja cazaque foi relativamente mais livre que as igrejas no Uzbequistão (15º) e Turcomenistão (19º), mas os atuais acontecimentos fazem com que os nossos irmãos permaneçam de olhos abertos em relação ao futuro do cristianismo no país. Observadores alertam para um período mais complicado, caso o governo tenha motivações religiosas e caso queira mudar a Constituição.

Pedidos de oração

  • Ore pelos nossos irmãos no Cazaquistão e por um futuro seguro para eles.
  • Peça ao Senhor para iluminar a mente dos políticos e para que o Ministério de Assuntos Religiosos e Civis venha realmente garantir a liberdade de consciência e religião a todos os cidadãos no país.
  • Ore por uma igreja viva e perseverante; que os cristãos cazaques sejam sempre renovados em sua fé, através do poder do Espírito Santo.

Leia também
Livros evangelísticos são proibidos no Cazaquistão
Presos por divulgar o evangelho


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE