Igreja se torna abrigo na Turquia

A família de Mahmood estava desamparada por causa do terremoto

Portas Abertas • 16 fev 2023


Diversas igrejas e edifícios ficaram em ruínas na Turquia

Diversas igrejas e edifícios ficaram em ruínas na Turquia

Em apenas 90 segundos, a vida do cristão Mahmood se reduziu à mochila que carregou nas costas. Poucos minutos antes ele estava vivendo a vida normalmente com a família na cidade de Malatya, Turquia. De repente, o terremoto que deixou mais de 35 mil mortos chegou e eles fugiram para o carro para sobreviver. 

Entenda a realidade vivida por Mahmood e outros cristãos afetados pelo terremoto no vídeo a seguir:



“A igreja se tornou nosso abrigo”
 


“Fui abençoado com uma esposa bondosa e duas filhas adoráveis. Vivemos na cidade de Malatya durante oito anos. Eu trabalhava e tinha uma vida simples com minha família. Nós morávamos em um apartamento construído há 20 anos”, conta Mahmood. 
 


Assim que sentiu os tremores, Mahmood juntou a esposa e a filha mais nova, de 8 anos, para saírem o quanto antes de casa. “Estávamos assustados com todo o caos. O que chamou minha atenção naquela situação foi a oração da minha filha mais nova. Ela disse: ‘Deus, o senhor não é nosso pai? O Senhor salvará minha família? O Senhor disse que é o nosso pastor. Por favor nos ajude!’”
 


Dormindo no carro
 


A casa da família ficou completamente destruída. “Tudo que sobrou foi o que trouxemos na mochila. Toda a cidade foi afetada. Ficamos sem energia, gás e água. Encontramos abrigo em uma cidade próxima. Havia dois quartos pequenos para abrigar 12 pessoas em cada um deles. Durante a noite,
os homens dormiam nos carros para que as mulheres e crianças tivessem mais espaço.”  


Durante dois dias tudo que eles comeram foi biscoito e água. O bairro onde ficaram estava abandonado e sem nenhuma equipe de ajuda. Por isso, Mahmood e a família caminharam até o centro da cidade para obter itens de necessidade e depois voltar para o abrigo temporário.
 


Acolhidos
 


“Estávamos sem nossos documentos, sem dinheiro e, acima de tudo, éramos estrangeiros, por isso não recebemos ajuda para sair dali. Estávamos sem esperança, acreditando que seríamos deixados para trás.” Foi nesse momento que Mahmood entrou em contato com um cristão local que ajudou a família a alugar uma van com outras duas famílias para chegarem à igreja em Ankara. 
 


A igreja se tornou nosso abrigo. Sentimos o alívio do frio, estresse e de todo o tormento que vivemos nos últimos dias. Pudemos ter uma noite de sono em paz na igreja. Quero agradecer a todas as irmãs e irmãos em Cristo que oraram por nós e estão enviando ajuda. Percebemos o amor como um só corpo de Cristo nesse momento. A ajuda de vocês significa muito para nós. Continue orando por nós, pelas famílias enlutadas e pelas inúmeras vítimas desse desastre que precisam de ajuda.” 


Leve esperança 


Você pode ajudar cristãos afetados pelo terremoto na Turquia e Síria. Com uma
doação, as igrejas podem continuar abrigando e oferecendo cobertores, água e outros itens de necessidade básica além de testemunharem o amor de Cristo durante essa crise.



Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco