Portas Abertas • 26 dez 2018
Duas a três mulheres são mortas diariamente na Colômbia
Em média, de duas a três mulheres são mortas na Colômbia todos os dias. O país tem a décima taxa mais alta de feminicídios no mundo. Muitas dessas mulheres morrem nas mãos de maridos, namorados ou parentes. Mulheres colombianas podem experimentar violência em qualquer lugar. Parece não haver lugar onde estejam seguras de agressão e comportamento violento.
De acordo com um relatório elaborado pela Portas Abertas, há três esferas em que cada mulher colombiana se encontra enfrentando pressão intensa. Isso inclui a esfera do estado, o ambiente doméstico, e a cultural e social.
No nível do estado o relatório inclui elementos relevantes, como o conflito armado que tem atormentado o país por muitos anos; a violência baseada em gênero cometida por grupos armados e forças de segurança estaduais; a falta de acesso a recursos do estado, como cuidados médicos, educação, empregos e justiça; e falta de conhecimento de direitos humanos básicos e como acessar o sistema de justiça.
O aumento nos níveis de corrupção e a falta de confiança nas autoridades também são fatores que contribuem para a violência contra a mulher na Colômbia, aliado com a impunidade total e um esgotamento geral da infraestrutura institucional e o estado de direito.
Pedidos de oração
Leia também
Vida cristã em meio a comunidades indígenas
Vencendo o mal com o bem
De perseguidor a perseguido
© 2024 Todos os direitos reservados