Iraque: famílias retornam para suas cidades após saída do EI

Mesmo com sua cidade devastada pelo Estado Islâmico, cristãos iraquianos alimentam sua fé e agradecem a Deus por voltarem para casa

| 09/05/2019 - 06:00

Campanha da Portas Abertas para reconstrução do Iraque segue firme no auxílio aos irmãos perseguidos no país

Campanha da Portas Abertas para reconstrução do Iraque segue firme no auxílio aos irmãos perseguidos no país


Ontem, começamos a contar a história de Yousif* que, com apenas 14 anos, viu sua cidade ser tomada pelo Estado Islâmico (EI). Agora, após cinco anos, Yousif* e seus familiares retornaram a Qaraqosh e a encontraram devastada. Entenda como este jovem está lidando com o retorno à sua cidade natal.

Yousif tomou sua decisão. Se ele tiver a chance, ele também fugirá do país, como seus amigos fizeram. "Eu não quero deixar este lugar, e eu não quero esquecer isso. Aqui é onde eu cresci, é onde eu tive bons momentos. Mas não posso alcançar meus objetivos aqui, não há futuro ainda”, afirma ele.

“Isso significa que esta é uma história triste, uma história sem esperança? Certamente não. Porque mesmo que o mundo ao seu redor desmorone, Jesus nunca sai. É possível vê-lo ainda mais claro aqui. Desde que voltei a Qaraqosh, comecei a ler minha Bíblia novamente. Todas as noites, antes de dormir, leio alguns versos. E quando termino de ler minha Bíblia, eu falo com Deus. Eu peço a ele por esperança e por paz. As conversas que tenho com ele são muito especiais”, destaca o jovem.

Yousif diz que, mesmo que sua comunidade tenha passado por tempos sombrios, eles ainda podem sorrir e ser felizes. “Dizemos uns aos outros: Vamos reconstruir esta cidade. Nós vamos transformar essa situação ruim em algo bom. Nós não perdemos nossa fé. Eu, pessoalmente, sou mais forte do que antes”, declara.

Há andaimes e carrinhos de mão ao redor dos prédios. Mas os prédios não são o mais importante. O importante é o que se ouve ao longe uma oração cantada por um grupo de mulheres. Yousif senta-se em silêncio em um dos bancos de uma igreja que já foi restaurada. Ele dobra as mãos. Ele pode às vezes perder a esperança, mas ele nunca perdeu sua fé. "O EI pode destruir nosso prédio, mas eles nunca poderão destruir a Igreja de Cristo", finaliza Yousif.

Participe da Reconstrução do Iraque

A Portas Abertas sempre esteve à disposição dos cristãos do Iraque, apoiando mesmo durante o período de refúgio para outras cidades. Agora, muitos cristãos – como Yousif – já voltaram para suas cidades, mas, ainda há muito a fazer. Ao doar para este projeto, você possibilita a reconstrução de casas e igrejas no Iraque. Conheça mais sobre a Campanha de Reconstrução do Iraque e envolva-se.

Pedidos de oração

  • Clame a Deus pela vida de Yousif, sua família e todos os moradores de Qaraqosh, para que se restabeleçam completamente.
  • Agradeça a Deus pelo retorno dos deslocados internos do Iraque, e peça que os cristãos iraquianos continuem tendo coragem para recomeçar.
  • Interceda pelo país, que o Iraque seja envolvido pela glória e o amor do Senhor.

*Nome alterado por segurança.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE