Irmão André: a diferença que uma Bíblia faz

Conheça uma das vidas impactadas pelo contrabando de Bíblias em países por trás da antiga Cortina de Ferro

Portas Abertas • 3 nov 2022


O Irmão André levava Bíblias escondidas em seu Fusca azul para entregar aos cristãos que viviam em países atrás da Cortina de Ferro

O Irmão André levava Bíblias escondidas em seu Fusca azul para entregar aos cristãos que viviam em países atrás da Cortina de Ferro

O fundador da Portas Abertas, o Irmão André, começou a missão de levar Bíblias a países fechados em 1955. Ele relata diversas histórias e experiências em sua biografia O Contrabandista de Deus. Certa vez, quando estava na Rússia, no último domingo antes de sair do país, Irmão André e Hans, que o acompanhava, foram a uma igreja batista em um vilarejo ucraniano, não muito longe da fronteira húngara.


Os cânticos eram avivados e as orações fervorosas, mas quando chegou a hora do sermão, o pastor fez algo estranho. Ele saiu da plataforma, pegou um livro emprestado de alguém da congregação e o levou para o púlpito. Era a Bíblia! Irmão André já tinha ouvido que havia ministros na Rússia que não tinham suas próprias Bíblias, mas essa era a primeira vez que ele via com os próprios olhos.


Após o culto, o pastor os convidou para uma rápida visita a seu escritório, juntamente com os presbíteros. Eles conversaram sobre a segunda vinda de Cristo, o tópico teológico mais popular na Rússia. “Peguei minha Bíblia em holandês do bolso e segui as referências que ele dava. Quando terminei, coloquei-a sobre a mesa”, contou Irmão André.


Quase que no instante, o pastor perdera o interesse na conversa. A mente dele foi tomada pela Bíblia! Ele a pegou, pesou-a na mão, abriu o zíper, olhou para as palavras que não entendia em holandês e a fechou. Então a colocou de volta à mesa. Ele não a colocou da mesma maneira que o Irmão André, mas com grande precisão. Ele lentamente passou o dedo pela borda para que ficasse alinhada com a mesa.


Uma Bíblia pra chamar de sua

Com a voz distante, falando mais para si mesmo, disse: “Sabe, irmão, eu não tenho Bíblia”. Irmão André compartilhou que seu coração se partiu. Afinal, ali estava um importante homem, líder espiritual de mil almas, que não possuía seu próprio exemplar da Bíblia. Todas as que tinha levado haviam acabado. Então Irmão André se lembrou de uma pequena Bíblia de bolso em ucraniano que havia pego como modelo.


“Espere!”, ele gritou, dando um pulo da cadeira. Correu até o carro, pegou a pequena Bíblia debaixo do assento e correu de volta para o escritório. “Aqui! Esta é para você. Para guardar”, disse Irmão André colocando a Bíblia na mão do pastor. O tradutor repetiu as palavras, mas mesmo assim o pastor não entendeu.


“De quem é ela?”, perguntou o pastor. “É sua! Para guardar, para ter”, respondeu Irmão André. Quando eles foram embora naquele dia, estavam doloridos dos abraços recebidos daquele grupo de presbíteros, pois agora seu pastor possuía uma Bíblia só dele. Uma Bíblia que não precisava ser devolvida ao fim do culto. Uma Bíblia para pegar quando quisesse. Uma Bíblia para ler e amar.


Continue o legado do Irmão André

Ainda hoje muitos cristãos em diversos países do mundo ainda não podem ter sua própria Bíblia, como esse pastor na Rússia. Mas com uma doação, você dá continuidade ao legado do Irmão André, possibilitando que milhares de Bíblias e literaturas cristãs sejam distribuídas a cristãos perseguidos. Doe agora.

Para saber mais fatos e informações sobre a jornada do nosso fundador, disponibilizamos um e-book gratuito com materiais exclusivos. Saiba quais foram os motivos, as impressões e o que o levou a dar o primeiro passo em direção a um trabalho tão grande e desafiador. Baixe gratuitamente.


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco