Rússia

Posição no ranking:

62

Rússia
  • Tipo de Perseguição Paranoia ditatorial, opressão islâmica, opressão do clã, protecionismo denominacional
  • Pontuação na pesquisa
    58
  • ReligiãoCristianismo
  • CapitalMoscou
  • População143,6 MILHÕES
  • População cristã117,8 MILHÕES

Doe agora!

R$

*Informações referentes à Lista Mundial da Perseguição 2023. Em breve este perfil será atualizado.

Como é a perseguição aos cristãos na Rússia?  

Devido aos conflitos em Daguestão, Chechênia, Inguchétia, Cabárdia-Balcária e Carachai-Circássia, muitos russos deixaram a região e o número de membros das igrejas caiu. Entretanto, de todas as comunidades cristãs, são as igrejas ortodoxas russas que experimentam o mínimo de problemas por parte do governo.  

Igrejas não registradas ativas em evangelismo podem enfrentar obstruções na forma de vigilância e interrogatório pelas autoridades locais. Porém, são os cristãos nativos de origem muçulmana nas regiões de maioria muçulmana que suportam o peso da perseguição tanto pelas mãos da família e amigos como pela comunidade local. Em algumas áreas eles precisam manter a fé em segredo pelo medo de serem atacados e possivelmente mortos. 

“Minha vida está nas mãos de Deus; cada aspecto da minha vida está em suas mãos, inclusive minha segurança.”

RITA, CRISTÃ RUSSA

Como as mulheres são perseguidas na Rússia? 

As mulheres cristãs mais vulneráveis na Rússia são as de origem muçulmana. Nas regiões muçulmanas da Rússia, a vida cotidiana é baseada na religião, que confere às mulheres um status inferior, de obediência aos homens na família. Por isso, uma mulher não pode escolher livremente a própria religião e será perseguida se decidir seguir a Jesus.   

Quando a fé cristã é descoberta, a primeira coisa que a família faz é trancá-la em casa e colocar altos níveis de pressão sobre ela para retornar ao islã. No Norte do Cáucaso, e em menor grau na região central do Volga, as convertidas também correm o risco de serem sequestradas e casadas com um muçulmano, principalmente se os arranjos pré-matrimoniais forem feitos antes da conversão. No entanto, esses casos são relativamente raros. 

As convertidas também podem enfrentar ameaças, insultos verbais, abuso físico e agressões sexuais, mas, provavelmente, não serão relatados devido a uma cultura generalizada de violência doméstica, estigma em torno da violência sexual e impunidade para os agressores. Uma mulher cristã casada pode sofrer agressões físicas do marido e ser obrigada a se divorciar, embora nenhum caso específico tenha sido relatado no período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2023. 

Aquelas que saem da Igreja Ortodoxa Russa (IOR) para ingressar em outra denominação cristã também enfrentam desafios da comunidade da qual faziam parte. Elas são normalmente excomungadas e isoladas, principalmente se casarem-se com homens de outras denominações, o que pode traumatizar mulheres cristãs.    

Como os homens são perseguidos na Rússia? 

As muitas formas de discriminação e perseguição enfrentadas pelos cristãos na Rússia afetam principalmente os cristãos de origem muçulmana em regiões de predominância muçulmana. Eles podem ser ameaçados, agredidos, assediados verbalmente e ter acesso negado a serviços comunitários.  

Os homens são considerados os chefes de suas famílias e também costumam ser os principais provedores financeiros; isso significa que quando um homem cristão perde o emprego devido à perseguição, toda sua família sofrerá as consequências.  

As empresas cujos proprietários são cristãos também podem enfrentar problemas ocasionais. Por exemplo, visitas mais frequentes de oficiais, como bombeiros e do departamento de saúde, não são incomuns. Os homens também sofrem pressão econômica ao serem forçados a pagar multas e serem presos. O Estado considera pastores não pertencentes à IOR e líderes de igrejas como alvos primários para causar uma forte pressão na comunidade cristã em geral. 

Quando as igrejas são invadidas, os líderes são detidos, interrogados e multados. Isso geralmente tem um efeito negativo em congregações inteiras e pode resultar na disseminação do medo entre os membros da igreja. As acusações típicas contra os líderes da igreja incluem “distribuir literatura religiosa” e “realizar atividade missionária não especificada”. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Rússia?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a perseguição é extrema e a necessidade é mais urgente.  

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na Rússia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Rússia são: paranoia ditatorial, opressão islâmica, opressão de clã e protecionismo denominacional.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Rússia são: oficiais do governo, cidadãos e quadrilhas, partidos políticos, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, parentes e líderes religiosos cristãos.  

Pedidos de oração da Rússia 

  • Interceda para que o número de membros das igrejas volte a aumentar. 

  • Ore para que igrejas não registradas não sejam obrigadas a enfrentar vigilância e interrogatório por parte das autoridades locais. 

  • Clame pelos cristãos nativos de origem muçulmana que suportam o peso da perseguição por membros da família e da comunidade.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco