Portas Abertas • 30 mai 2021
Igrejas brasileiras estão intercedendo pela vida de cristãos presos por causa do amor a Jesus
Hoje é o Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2021 e mais de 12 mil igrejas estão participando do maior movimento nacional de oração pelos irmãos e irmãs presos por causa de Jesus. Todos os 27 estados brasileiros estão representados por mais de 12 milhões de cristãos que assumiram o compromisso de interceder pelos irmãos e irmãs perseguidos ao redor do mundo.
Desde o lançamento do DIP 2021, os líderes das igrejas participantes estão recebendo materiais informativos sobre a situação dos cristãos presos em países como Coreia do Norte, Eritreia e Irã. Por isso, chegou a hora de lutar em oração para que nossos irmãos sejam fortalecidos, encorajados e libertos das prisões.
Mais de 340 milhões de cristãos espalhados pelo mundo estão sujeitos a pressão e violência por seguirem a Jesus. A detenção é uma forma de impedi-los de propagar o evangelho, intimidar e punir os cristãos por serem conforme a imagem de Jesus onde estão.
No Irã, os seguidores de Jesus são julgados e condenados a longas penas por liderarem ou participarem de igrejas domésticas. Já na Eritreia, nossos irmãos e irmãs são presos sem direito a julgamento e ficam confinados em túneis subterrâneos ou em contêineres, sujeitos às temperaturas extremas, falta de comida e de banheiros.
Na Coreia do Norte, quando um cristão descoberto não é morto instantaneamente, é comum que seja torturado até confessar a fé em Cristo. Ele também é levado para campos de trabalho forçado, onde vivem miseravelmente e trabalham até a morte.
De acordo com os dados da LMP 2021, 4.277 cristãos foram detidos ou condenados por causa da fé, entre outubro de 2019 e setembro de 2020. A maioria deles, 55%, foram detidos em prisões asiáticas e 43% foram presos na África. Os cinco países que mais prendem os cristãos são China, Eritreia, Irã, Coreia do Norte e Paquistão.
Assim como em 2020, muitas igrejas realizarão o DIP 2021 apesar da COVID-19 e das medidas de distanciamento. Por isso, muitos cristãos brasileiros se reunirão via internet e clamarão em uma só voz e coração pelos cristãos presos. Pensando nessa oportunidade, a Portas Abertas adaptou os materiais de apoio para meios digitais para melhorar a experiência dos parceiros que estão organizando os eventos virtuais.
Não importa se o DIP 2021 será via internet ou presencial, nós contamos com o apoio das igrejas em todo Brasil para intercedermos pelos cristãos presos por amor a Jesus. Mas também há como doar e levar alimento, cuidado pastoral e advocacy (mobilização de setores influentes da sociedade na defesa dessa causa). Seja a resposta da oração de um cristão preso.