Meninas são sequestradas na Nigéria

[Atualizado em 21 de novembro às 10h]
Ontem (17), várias meninas da escola Government Girls Comprehensive Secondary School em Maga foram sequestradas, no estado de Kebbi, Nigéria. O incidente aconteceu por volta das 4h da manhã no horário local.
De acordo com um comunicado divulgado pelas forças policiais da Nigéria, “um grupo de bandidos invadiu a escola, disparando aleatoriamente com armas sofisticadas. As unidades táticas da polícia entraram em confronto armado, mas o grupo já havia escalado o muro e sequestrado 25 estudantes. Hassan Makuku foi morto a tiros, enquanto Ali Shehu sofreu um ferimento na mão direita”, diz parte do comunicado.
Sequestros se intensificam na Nigéria
Segundo fontes locais da Portas Abertas, não há um número preciso de meninas cristãs entre as sequestradas. O que se sabe é que as meninas foram levadas para vegetações próximas. Até o momento, nem os pais nem a escola receberam qualquer comunicação dos sequestradores, e o motivo do ataque permanece desconhecido.
Famílias cristãs cujas filhas estudavam na escola estão em contato para confirmar se suas filhas estão seguras ou se fazem parte das vítimas, para chegar ao número exato de meninas cristãs levadas. No entanto, números preliminares indicam que esse total é maior do que o divulgado pela imprensa.
Tanto a mídia local nigeriana quanto fontes da Portas Abertas no local relatam que os sequestros têm se intensificado na região noroeste da Nigéria. Os raptos são um negócio lucrativo na Nigéria, servem como meio de empobrecer comunidades locais, sejam cristãs ou muçulmanas, tornando-as mais vulneráveis a ataques violentos e conversões forçadas.
Além disso, cristãos podem receber pedidos de resgate mais altos, forçando-os a vender terras e propriedades para pagar. Parceiros locais da Portas Abertas estão investigando o caso para compartilhar atualização sobre as meninas quando possível. Contamos com suas orações por eles e pelas famílias das meninas sequestradas na Nigéria.
ATUALIZAÇÃO: Foi confirmado que nenhuma das jovens sequestradas era cristã. As famílias cristãs que tinham filhas na instituição estadual e estavam preocupadas com a segurança de suas filhas agradecem as orações da igreja global.
A falta de organização dos dados sobre as estudantes nas instituições de ensino estaduais tornam as informações confusas e dificulta o cuidado com os cristãos perseguidos no país. Apesar de não haver cristãs entre as vítimas confirmadas, o sequestro mostra a crise de violência que a Nigéria vive e a insegurança sob a qual as jovens cristãs estão, o que as impede muitas vezes de ter acesso à educação e a outros direitos básicos por seguirem a Jesus sob perseguição.
Desperta África: pelo fim da violência e início da cura
Assine a petição Desperta África e quebre o silêncio pelo fim da violência na África Subsaariana. Juntos, podemos fazer a diferença para nossos irmãos que vivem em meio a medo e incertezas por seguir a Jesus em países onde são perseguidos.
Pedidos de oração pela Nigéria
- Ore por proteção das meninas sequestradas contra violência física e abuso sexual e para que elas retornem em segurança às suas famílias.
- Peça a Deus pelas famílias das meninas sequestradas, para que Deus lhes dê sabedoria e clareza enquanto enfrentam este momento incerto.
- Ore pelos corações e mentes dos sequestradores e para que Deus abra seus olhos e os leve ao arrependimento e ao conhecimento do Senhor.
Notícias relacionadas

Evangelista chinês aceita um chamado impossível

Brasileiros apoiam jovens cristãos na Nigéria



