México: 209 anos de independência

Embora seja considerado um país de maioria cristã, os irmãos são efetivamente perseguidos por crerem em Cristo

| 16/09/2019 - 06:00

O México ocupa a 39ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2019 e o crime organizado é a principal fonte de perseguição contra cristãos no país

O México ocupa a 39ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2019 e o crime organizado é a principal fonte de perseguição contra cristãos no país


O México foi colonizado pelos espanhóis a partir do início do século 16. Os astecas, que habitavam o território mexicano, foram dominados e explorados pelos espanhóis, liderados por Hernán Cortéz. O território era chamado pelos espanhóis de Vice-Reino da Nova Espanha, e passou a ser chamado de México somente a partir de 1821.

Até 1810, ano da declaração da Independência do México, os espanhóis exploraram o território e as populações nativas. O povo mexicano seguia, inclusive, as leis da Espanha. O movimento pela independência do México teve início em 1810 e foi liderado, em seus primeiros momentos, por dois padres: Miguel Hidalgo e José Maria Morelos.

No dia 16 de setembro de 1810 foi declarada a Independência do México. Porém, ela não foi bem aceita pela Espanha, que buscou reprimir o movimento, dando início a uma guerra que durou 11 anos. Os colonos mexicanos venceram a guerra, conquistando efetivamente a independência. 

Religiosamente, o cristianismo chegou ao México durante a conquista espanhola dos nativos astecas. Cerca de 91% da população cristã do México é católica. O país tem uma das maiores populações católico-romanas do mundo. Nos últimos anos houve um declínio na população católica e um aumento no número de protestantes. 

Apesar dos números, o México ocupa a 39ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2019, e os principais tipos de perseguição contra cristãos no país são a corrupção e crime organizado, o  antagonismo étnico e a intolerância secular. Você pode orar por nossos irmãos mexicanos neste dia?

Pedidos de oração

  • Clame pela proteção dos cristãos perseguidos, especialmente, nas áreas indígenas e rurais do México.
  • Peça pelos irmãos que têm o acesso a serviços sociais básicos negado. Ore por provisão e graça de Deus, sobretudo nas regiões de Chiapas, Hidalgo e Oaxaca.
  • Interceda pela paz nesta que é uma das nações mais violentas do mundo e pelo fim dos cartéis de drogas, que geralmente perseguem cristãos por se oporem ao seu trabalho ilegal.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE