Portas Abertas • 27 ago 2015
Segundo a rádio Free Europe (RFE), a Igreja Ortodoxa Russa (ROC) está fazendo pressão para fixar a restituição do marco Catedral de Santo Isaac, em São Petersburgo. A igreja foi construída ao longo de 40 anos, entre 1818 até 1858, e é uma das maiores catedrais do mundo. Erguida sob as ordens do imperador Alexandre I, sobreviveu à Revolução de Bolchevique, enquanto outras igrejas históricas foram demolidas.
A ROC tem exercido cada vez mais influência sobre a Rússia e ganhou com sucesso casos de restituição, envolvendo muitas igrejas, desde o colapso da União Soviética. Agora, está enfrentando uma oposição significativa em São Petersburgo, onde os ativistas estão pressionando a instituição que, por sua vez, está exigindo um referendo (instrumento de consulta popular) sobre a aquisição.
Rolf, analista da Portas Abertas, observa: ""Este é mais um indício da influência da Igreja Russa. Dessa vez, eles estão pressionando as organizações estaduais. Trata-se de uma igreja nacionalista e isso não é nada bom para as demais denominações. Se a ROC pode enfrentar o Estado, o que ela poderia fazer contra aqueles que tentam roubar suas ovelhas? Precisamos ficar atentos."" Interceda pelos cristãos que vivem hoje na Rússia, as pressões estão vindo de todos os lados.
© 2024 Todos os direitos reservados