Mudanças políticas no Cazaquistão não trazem liberdade religiosa

Apesar da renúncia do presidente, líderes de igrejas locais acreditam que alteração não fará diferença para cristãos

Portas Abertas • 8 abr 2019


Cristãos perseguidos da Ásia Central têm dificuldade para ter aceso a literatura cristã. Ore por eles.

Cristãos perseguidos da Ásia Central têm dificuldade para ter aceso a literatura cristã. Ore por eles.

Contra o cenário de crescente descontentamento e desafios econômicos, o Cazaquistão, país da Ásia Central, passou por uma grande reforma governamental, mas cristãos não esperam que sua situação tenha nenhuma melhora tão breve.

Nursultan Nazarbayev, presidente do Cazaquistão de 30 anos, primeiro demitiu seu ministro – que culpa por protestos no país quanto a assistência social, incluindo habitação e desemprego – antes de decidir renunciar. No final de março, seu sucessor, Kassym-Jomart Tokayev, foi empossado como presidente interino até as próximas eleições.

Líderes das igrejas no Cazaquistão disseram a Portas Abertas que eles não esperam que a situação da liberdade religiosa melhore no governo de Tokayev, o antigo presidente do Senado que estudou em Pequim.

O declínio gradual em sua liberdade de adoração que começou sob o comando de Nazarbayev provavelmente vai continuar, eles dizem. Igrejas registradas são checadas com mais frequência e enfrentam um aumento de restrições. Líderes de igrejas não registradas disseram que está ficando mais difícil de se encontrarem.

No começo do mês de março, a polícia antiterrorismo interrompeu um culto pela manhã em uma igreja no sul da cidade de Taraz e multou dois membros da igreja, segundo relado do site Forum18. Foi a terceira operação em um mês em igrejas que pertencem ao Conselho de Igrejas Batistas, uma instituição que não é registrada oficialmente pelo governo.

O cristianismo no Cazaquistão era visto como uma religião russa e que “alguma mídia controlada pelo governo retrata o cristianismo protestante como uma ameaça a segurança e a sociedade”.

Pedidos de oração

  • Ore em favor dos políticos do país, que essas mudanças possam sim resultar em melhoria para os cristãos.
  • Interceda em favor dos líderes das igrejas, para que saibam como lidar com essas operações da polícia.
  • Peça em favor dos cristãos do país, que eles possam se manter firmados em Cristo apesar da perseguição.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco