Nigéria é o país com o maior número de pessoas desaparecidas

Dos 22 mil nigerianos desaparecidos desde 2013, 60% são menores de idade

Portas Abertas • 17 set 2019


Pessoas em acampamento para desalojados na Nigéria esperam para receber ajuda

Pessoas em acampamento para desalojados na Nigéria esperam para receber ajuda

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC, na sigla em inglês) publicou um relatório no dia 12 de setembro no qual afirma que a Nigéria é o país com o maior número de pessoas desaparecidas. De 2013 até o momento, 22 mil nigerianos foram registrados pela organização como desaparecidos e não encontrados.

Cerca de 60% deles eram menores de idade quando desapareceram, o que significa que milhares de pais não sabem onde seus filhos estão e nem se estão vivos ou mortos. “O pior pesadelo de todo pai é não saber onde o filho está e essa é a trágica realidade de milhares de pais nigerianos, o que os deixa com a angústia da busca constante”, afirmou o presidente do ICRC, Peter Maurer, no lançamento do relatório em Abuja, capital da Nigéria, semana passada.

Ainda de acordo com o relatório, famílias do nordeste da Nigéria são separadas ao fugir de ataques do Boko Haram ou de pastores de cabras fulani. Outros tiveram entes queridos sequestrados ou presos, sem saber do paradeiro deles. O ICRC realiza buscas de pessoas desaparecidas através de fotos, nomes e indo de porta em porta em comunidades e acampamentos de deslocados internos.

No entanto, desde que o ICRC recebeu o primeiro caso, em 2013, apenas 367 casos foram resolvidos até agora. Vastas faixas do nordeste do país permanecem inacessíveis a organizações humanitárias. Cerca de um ano atrás, duas voluntárias da Cruz Vermelha foram mortas após terem sido sequestradas de uma clínica no estado de Borno.

Na ocasião do lançamento do relatório, o chefe do exército da Nigéria, tenente-general Tukur Buratai, disse que o exército já fez muito na guerra contra os insurgentes. No entanto, Buratai admitiu que os esforços humanitários são dificultados pelo fato de o exército não controlar grandes partes do país.

Shockwave
Movimento jovem de oração pelos cristãos perseguidos, o Shockwave deste ano tem como foco a Nigéria. Você tem a oportunidade de se juntar a mais de 2 mil grupos em todo o país que se reunirão em oração pela Igreja Perseguida na Nigéria neste fim de semana, de 20 a 22 de setembro. Veja aqui como se cadastrar para participar.

Pedidos de oração

  • Ore pelos desaparecidos e suas famílias.
  • Interceda pelos voluntários de organizações humanitárias no nordeste da Nigéria, inclusive os parceiros locais da Portas Abertas.
  • Clame por aqueles que já perderam a esperança e peça que Deus dê sabedoria aos pastores para encorajar os fiéis a confiarem sempre no Senhor.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco