Os evangélicos da Ucrânia se tornam uma força poderosa na antiga Repú

Portas Abertas • 21 fev 2005


Os cristãos na Ucrânia avançam para uma transformação de sua nação na antiga República Soviética, que ficou sob o controle da máfia durante mais de uma década.

Em uníssono,os crentes recentemente apoiaram o candidato pró Ocidente Viktor Yushchenko e as liberdades que ele prometeu durante sua eleição presidencial vitoriosa sobre o candidato pró-Moscou Viktor Yanukovych. O que acontece agora é uma resposta a nossas orações, declarou à Revista Charisma o pastor Sunday Adelaja, de uma Igreja das Assembléias de Deus envolvendo cerca de 25 000 fiéis em Kiev. Ele disse mais: É incrível. Os Cristãos estão unidos. Os Batistas se unem lado a lado com os Ortodoxos - e isso é surpreendente porque os Ortodoxos antes nos detestavam.

Depois que o país ganhou sua independência da antiga União Soviética em 1991, a tensão religiosa se tornou importante na Ucrânia. Naquela época havia apenas 25 000 Cristãos Evangélicos no país dominado pelos Ortodoxos nominais. Hoje a Ucrânia conta com 3 milhões de cristãos evangélicos.

O teólogo pentecostal Gary Kellner afirma: Isto que Deus faz na Ucrânia não tem precedente. A vitória de Yushchenko mostra que as igrejas evangélicas se tornaram uma poderosa força na Ucrânia.

Henry Madava, pentecostal do Zimbabwe, e atualmente pastor da segunda maior congregação de Kiev disse ter visto a intervenção direta de Deus na eleição presidencial. Os cristãos aqui tinham o hábito de serem pacíficos e fáceis de serem intimidados. Mas, agora, todos os dirigentes cristãos foram para as ruas. Agora os cristãos sabem que têm autoridade

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco