Veto ortodoxo na nova lei religiosa?

| 21/05/2005 - 00:00


Fontes próximas ao governo da Sérvia disseram ao serviço de notícias do Fórum 18 que oficiais estão esperando que a Igreja Ortodoxa Sérvia apresente seu parecer, antes de completarem o texto da proposta de uma nova lei religiosa, o que causou forte oposição por parte das minorias religiosas do país.

Entretanto, o ministro da Religião se recusou a falar sobre os motivos que ocasionaram o atraso. "No momento não há declarações nem informações para a imprensa", disse ao Fórum 18 o ministro da Religião Milan Radulovic, na capital Belgrado, em 12 de maio. "Quando chegar a hora, todos serão informados", garantiu ele.

O projeto de lei desapareceu da vista do público em meados de março, depois que o ministro da Religião suspendeu, de repente, a participação de convidados de várias comunidades religiosas em uma mesa redonda, organizada em conjunto pela Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e as missões do Conselho da Europa na Sérvia.

Contudo, a mesa redonda aconteceu em 17 de março, com as portas fechadas.

"A OSCE nos convidou para participar da mesa de redonda, mas o encontro foi adiado", disse ao Fórum 18 o Dr. Zdrvko Sordjan, general-secretário de base em Belgrado do Centro de Tolerância e Relações Inter-religiosas (antiga Associação para Liberdades Religiosas). "Mais tarde soubemos que a reunião tinha acontecido, afinal - mas sem nós. O que aconteceu ainda não está claro". Ele disse que seu grupo tinha intenção de contribuir para aperfeiçoar o texto do projeto de lei, realizando algumas reuniões para discutir a liberdade de expressão religiosa e a posição das comunidades religiosas. "Queríamos comunicar nossas conclusões aos oficiais do ministério da Religião".

A mesa redonda foi planejada para o começo de março e foi então adiada para o dia 17 do mesmo mês. No dia do evento, representantes religiosos convidados foram avisados pelo telefone de que o encontro tinha sido cancelado. O encontro foi, portanto, fechado ao público, à mídia e até às comunidades religiosas.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE