Cristãos têm as casas queimadas

Portas Abertas • 14 set 2005


O International Christian Concern (ICC - Interesse Cristão Internacional), um grupo de direitos humanos sediado em Washington, DC, recebeu notícias de que o governo vietnamita queimou recentemente mais de dez casas de cristãos tribais no pequeno vilarejo de Suoi Rut, vila de Doi Sal, província de Quang Ngai. As famílias afetadas foram forçadas a fugir da vila no dia 21 de julho de 2005, e agora estão procurando uma nova área para morar.

As casas dos dez tribais cristãos Hre foram destruídas porque eles se recusaram a negar sua fé. As vítimas pertencem à Igreja Evangélica do Vietnã (ECVN), que é reconhecida formalmente pelo governo. As autoridades comunistas locais da vila Son Thuong, província de Quang Ngai, afirmaram publicamente que "A religião cristã é a religião da América, e ela não é permitida aqui.

A seguir, o relato de um pastor da tribo Hre:

"No domingo, 21 de agosto de 2005, às 8 horas, o sr. Dinh van Hoanh, chefe de polícia da vila de Son Thuong, e seu assistente, sr. Thai Mai Quan, foram à casa do sr. Dinh van Hoang e disseram: Não permitimos que cristãos vivam aqui. Se vocês querem ficar, devem assinar este papel declarando que você e a sua família estão renunciando a sua fé.

O sr. Hoang se recusou a fazê-lo. Então o chefe de polícia chamou muitos policiais, incluindo o sr. Dinh van Xoa, chefe do vilarejo, e sr. Dinh van Hoach, seu assistente, a virem e destruir a casa de Hoang.

Então disseram ao sr. Hoang que se ele renunciasse sua fé, eles poderiam reconstruir sua casa. O sr. Hoang recusou de novo, e as autoridades destruíram então seus cercados de animais".

O Vietnã foi nomeado um País de Preocupação Particular (CPC - significando que ele é um dos piores violadores de direitos humanos do mundo) pelo Departamento de Estado dos EUA no ano passado. Uma vez o país sendo nomeado um CPC, o Departamento deve então emitir penalidades ou metas de melhoramento dentro de seis meses.

O Departamento de Estado falhou na emissão de metas ou penalidades contra o governo vietnamita, devido a pressões políticas e afirmações do governo vietnamita de que esse tipo de comportamento cessaria. Infelizmente, a perseguição de cristãos tribais tem audaciosamente continuado sem qualquer mudança visível em teor ou intensidade.

Texto enviado por Daila Fanny.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco