Fechamento de igreja causa preocupação

Portas Abertas • 15 set 2005


O grupo Solidariedade Cristã Mundial, com sede no Reino Unido, descreveu como preocupante o fechamento da popular igreja Evangelho Pleno em Rangun, capital de Mianmar.

Relatos surgiram semana passada de que a igreja recebera ordens, pelas autoridades, de encerrar todas as suas atividades, incluindo seus cultos semanais.

Benedict Rogers, oficial de Investigação e Advocacia para o escritório da organização no Sul da Ásia, descreveu o fechamento como um desenvolvimento perturbador em um padrão de perseguição religiosa no país.

"No geral, a perseguição religiosa em Burma tem sido dirigida mais intensamente aos cristãos nos estados de nacionalidades étnicas, em particular Chin, Kachin, Karen e Karenni. Essa não é, entretanto, a primeira vez que igrejas em Rangun são fechadas".

Mas algumas fontes em Rangun disseram que igrejas e organizações cristãs na capital não se engajam em atividades políticas, experimentando pouca interferência do governo.

O ministro de uma igreja católica, que existe há muito tempo, disse: "As coisas aqui estão normais e nós não temos nenhum problema. Se tudo o que fazemos é cultuar e lidar apenas com a religião, não temos problemas". Ele acrescentou que as igrejas fechadas na capital podem ter sido visadas por seu envolvimento em atividades pró-democráticas.

O exército burmanês tem uma longa história de engajamento na perseguição religiosa, particularmente entre comunidades cristãs e muçulmanas, em diversos estados e áreas da fronteira.

Texto enviado por Daila Fanny.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco