Portas Abertas • 28 nov 2005
Um influente radical hindu irritou mulheres e muçulmanos ao pressionar os hindus a terem o maior número possível de filhos, para evitar que sejam populacionalmente superados pelos muçulmanos.
K.S. Sudarshan, que dirige o Rashtriya Swayamsewak Sangh (RSS), matriz ideológica do partido Bharatiya Janata, disse que uma maior natalidade hindu é vital contra o desequilíbrio da população.
Quando os novos vêm tomar minha bênção, eu digo a eles: "Nada menos que três (filhos). Quanto mais, melhor", disse ele em um evento transmitido recentemente pela televisão.
Grupos feministas na Índia, que tem mais de 1 bilhão de habitantes, sentiram-se insultados por Sudarshan. Está implícito na sua declaração que as faculdades reprodutivas de uma mulher devem ser empregadas exclusivamente para atender à agenda do Estado nacionalista hindu, como uma máquina reprodutiva, disse a influente ativista Malini Bhattacharya. Como se a questão do direito da mulher nem estivesse colocada -- seu direito sobre seu corpo e sua saúde.
Leia mais no UOL.
© 2023 Todos os direitos reservados