Católicos e evangélicos entregam monumento pela paz

Portas Abertas • 9 dez 2005


Monumento com a figura de uma pomba com as asas abertas e que carrega no bico um ramo de planta típica da região foi entregue, na segunda-feira, 5, à comunidade de Totos em reparação e memória das vítimas do conflito armado que o país viveu de 1980 a 2000.
 
A obra, entregue pela Comissão Episcopal de Ação Social (CEAS), da Igreja Católica, e da Associação Paz e Esperança, vinculada às igrejas evangélicas,  inscreve-se no  marco das recomendações sobre reparações simbólicas formuladas pela Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR).
 
A localidade de Totos, que fica a cerca de 170 quilômetros ao norte de Ayacucho e a 450 quilômetros de Lima, pertence à província de Cangallo. Tem uma população estimada de 6 mil habitantes distribuídos em 11 comunidades camponesas.
 
O ramo no bico da pomba no lugar da tradicional oliveira guarda um significado especial para as comunidades andinas, pois trata-se de uma planta de "molle", uma espécie de origem andina, e que representa o verdor, seja em tempo de chuva como de seca.
 
Para a advogada da CEAS, Zulma Villa, o monumento expressa o reconhecimento do dano infligido contra a comunidade de Totos, e é uma homenagem a todas as pessoas mortas nesse período, assim como aos seus familiares que empreenderam uma firme luta pela verdade e justiça.
 
O diretor regional de Paz e Esperança, Germán Vargas, disse que o compromisso de católicos e evangélicos não se esgota no simbólico, mas abarca o acompanhamento aos familiares das vítimas em suas demandas de justiça.
 
CEAS e Paz e Esperança vêm patrocinando legalmente o caso de Carpaccasa, onde quatro moradores de Totos foram assassinados em 1983 por membros do Exército peruano, a mando de um capitão conhecido como Chacal.
 
Somos conscientes de que os atos simbólicos constituem uma expressão concreta  de solidariedade e se revestem de importância, mas não satisfazem plenamente o direito à justiça que corresponde às vítimas e seus familiares, anotou Vargas.
 
O monumento foi recebido pelo prefeito de Totos, Urbano López Surco. Ele disse  tratar-se do acontecimento mais importante ocorrido durante sua gestão no distrito.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco