Kofi Annan aposta no diálogo intercultural baseado na diversidade

Portas Abertas • 10 abr 2006


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, apostou hoje, na cidade espanhola de Sevilha, na ultrapassagem dos preconceitos coletivos e na promoção de um diálogo constante, baseado na premissa de que a diversidade, tanto no pensamento como nas crenças e na ação, é um dom prezado, não uma ameaça.

Annan, que recebeu o I Prêmio da Fundação Sevilha Nodo entre Culturas, disse que a época atual, supostamente ilustrada, enfrenta um aumento crescente do extremismo e da intolerância e alertou sobre o risco de o diálogo essencial entre muçulmanos, judeus e cristãos se reduzir a um irado intercâmbio entre seus pólos opostos.

Isso pode ocorrer se os moderados de cada uma das partes permitirem aos extremistas falar em seu nome e considerarem que os extremistas da outra parte representam toda sua comunidade, acrescentou o secretário-geral da ONU e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2001.

Segundo Annan, devemos educar-nos, assim como as nossas sociedades, para superar os estereótipos que caracterizam o outro e evitar classificações simplistas que exacerbam os mal-entendidos e impedem a resolução autêntica dos problemas.

Leia mais no UOL.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco