Pastor Nguyen ameaça processar o governo depois do ataque

Portas Abertas • 30 mai 2006


O pastor da Igreja Menonita do Vietnã, Nguyen Hong Quang, que teve sua igreja invadida por forças de segurança em 22 de maio, sofreu contusões severas na coxa e no estômago, e disse à igreja que irá processar o governo comunista.

Segundo uma declaração que a agência de notícias BosNewsLife recebeu, o pastor dizia: "A igreja menonita tem evidências suficientes para processar o governo comunista do Vietnã perante qualquer tribunal internacional". Não ficou claro quando o pastor estará apto para iniciar os procedimentos judiciais, e nem se ele fará isso mesmo.

Ele fez os comentários um dia depois de o BosNewsLife publicar detalhes sobre filmagens que mostravam como dezenas de forças de segurança - incluindo a polícia e agentes secretos - atacaram a igreja e a casa de Nguyen.

Amigos disseram que membros da família, incluindo bebês, e membros da igreja foram agredidos ou eletrocutados pelas forças de segurança. Eles empunhavam cacetetes e bastões de choque.

Seriamente feridos

Diversos membros da igreja foram seriamente feridos, pois foram empurrados de uma altura de cinco metros, caindo em um chão de concreto. O BosNewsLife disse que, no vídeo que assistiu, podia-se ouvir mulheres chorando enquanto as forças de segurança agrediam os cristãos. Um policial tentou destruir o teto de metal da casa usando um martelo.

O pastor, que se tornou conhecido por sua luta pelos direitos humanos e religiosos no Vietnã, foi detido com ex-prisioneiros menonitas: Pham Ngoc Thach, Nguyen Huu Nghia e Le thi Hong Lien. Eles foram libertados na tarde seguinte.

Reformas na casa

Nguyen havia recebido permissão da prefeitura para "elevar" sua casa por causa das enchentes, que destruíram o chão da casa. A polícia se opôs ao uso dessa autorização. Durante o ataque, as autoridades afirmaram que a obra de construção excedia a área autorizada. Os cristãos acham que a verdadeira razão do ataque esteja na hostilidade das autoridades para com os cristãos.

"Essa é a minha casa, minha propriedade, e eu tenho todo o direito de morar aqui", dizia o pastor Nguyen. Ele também perguntou aos invasores se eles tinham algum mandado de busca ou de prisão.

Nguyen prometeu lutar contra a situação. Ele disse: "Vivendo nessas condições sufocantes e miseráveis, prometo lutar e morrer exatamente aqui".

No entanto, a casa de Nguyen foi totalmente destruída pelo grupo de policiais, disse Viet Si, amigo do pastor e ativista do Movimento Internacional pela Liberdade e Democracia no Vietnã.

As autoridades vietnamitas não reagiram aos últimos acontecimentos. No passado, elas chegaram a negar a perseguição religiosa, e a chamaram de "propaganda do Ocidente". As notícias sobre esse ataque chegaram em meio a uma nova onda de opressão aos cristãos no Vietnã.

O pastor Nguyen foi um dos seis menonitas presos, depois de um incidente em março de 2004.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco