Portas Abertas • 23 jun 2006
O embate entre muçulmanos e ocidentais está se intensificando à medida em que os muçulmanos tornam-se cada vez mais amargurados com o Ocidente e seus moradores, afirmou uma grande pesquisa realizada em 13 países.
A pesquisa, divulgada na quinta-feira pela organização independente Pew Global Attitudes Project, mostrou que cada lado culpava o outro pela deterioração das relações, uma tendência apontada pela recente polêmica em torno da publicação de charges retratando o profeta Maomé.
Mas as 14.030 entrevistas realizadas entre 31 de março e 14 de maio também destacaram alguns aspectos positivos, entre os quais a diminuição do apoio ao terrorismo em alguns países muçulmanos e opiniões majoritariamente favoráveis aos muçulmanos na França, na Grã-Bretanha e nos EUA.
Em geral, os muçulmanos sentem-se mais amargurados em relação aos ocidentais do que o contrário, disse o relatório divulgado pelo Pew Project, cuja sede fica em Washington.
A opinião dos muçulmanos em relação ao Ocidente e aos ocidentais tornou-se mais negativa no último ano e, em grandes números, os muçulmanos culpam os ocidentais pelas relações tensas entre os dois lados.
A pesquisa descobriu que grande parte da população de quase todos os países muçulmanos considerava os ocidentais violentos, imorais e gananciosos, mas que uma maioria sólida dos muçulmanos indonésios, jordanianos e nigerianos tinha uma opinião positiva sobre os cristãos.
Leia mais no UOL.
© 2025 Todos os direitos reservados