Polícia invade treinamento de professores de escola dominical

Portas Abertas • 7 ago 2006


A Associação de Ajuda à China (CAA, sigla em inglês), soube que, na manhã de 27 de julho, um curso de treinamento para professores de escola dominical foi atacado. O curso acontecia no Grupo de Produção Wangxi, na cidade de Huainan, província de Anhui.

A aula foi invadida por um esquadrão local de guardas da segurança nacional. Mais de 40 cristãos foram levados à delegacia.
 
Testemunhas disseram que o grupo era composto por 90 crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos, e 40 adultos. Todos participavam de um treinamento de verão para professores bíblicos, que acontecia na casa de Li Lizhong, uma aldeã da equipe de produção Wangxi. No meio do curso, a polícia invadiu o local.
 
Por volta das 11 horas, Qin Shizhou, o secretário do comitê do Partido Comunista da vila, foi à casa de Li Lizhong com outro membro do comitê. Eles examinaram o treinamento com o pretexto de checar o "planejamento familiar" e foram embora.
 
Depois de meia hora, mais de 40 membros do comitê, e um esquadrão da Guarda da Segurança Nacional, que ficaram esperando do lado de fora da vila, em cinco viaturas e 2 ônibus, lançaram-se à vila e cercaram a casa de Li.

Procedimento ilegal
 
Sob o pretexto de que o treinamento estava perturbando a paz, os policiais entraram na casa, e todos os cantos foram revistados. As portas foram abertas sem a permissão do dono. Alguns equipamentos de igreja foram levados embora. Em todo o processo, a polícia não mostrou qualquer mandado de busca ou autorização legal.
 
Todas as crianças foram libertadas depois que seus nomes e outras informações pessoais foram recolhidos. Mais de 40 adultos foram levados à delegacia e quase todos foram libertados às 3 horas da manhã seguinte. Duas pessoas não foram liberadas e foram sentenciadas a 15 dias sob custódia administrativa.
 
A polícia não obedeceu a nenhum procedimento legal nesse evento. Não foram exibidas nenhuma autorização ou identidade legal. Alguns cristãos foram agredidos pela polícia nesse incidente.
 
Os dois cristãos detidos são: o pastor Li Lizhong, 40 anos, que recebeu o treinamento em sua casa; e a irmã Cai Yili, de 38 anos, da província de Zhejiang Province. Eles não receberam acusações formais.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco