Cristão vietnamita morre na prisão após ser torturado

| 10/10/2006 - 00:00


Um cristão montagnard (degar) morreu em uma prisão vietnamita após ser severamente torturado. Segundo a Fundação Montagnard, que divulgou as notícias, Thup faleceu na prisão Trai Ba Sao, em Ha Nam. Em 24 de março de 2004 o homem foi preso e em 24 de fevereiro de 2005 ele foi condenado a 10 anos de prisão, por supostamente "ofender a ordem pública". Oficiais contaram à família do falecido que ele morreu em 30 de agosto último.

De acordo com a Fundação Montagnard, sabia-se que Thup era severamente torturado na prisão. Sua esposa e parentes pediram aos oficiais que lhes entregassem o corpo de Thup para enterrá-lo, mas tiveram a solicitação recusada. Apesar disso, o vilarejo em que Thup vivia enterrou simbolicamente suas roupas em 1º de setembro e lamentou sua morte.

Como um étnico degar, Thup pertencia a um grupo perseguido pelo governo vietnamita. Os degars são privados de suas terras por causa de sua fé cristã e, pela mesma razão, têm enfrentado torturas na prisão.

Conforme a organização, mais de 350 degars ainda estão presos e sofrem pressão para negar sua fé ou emigrar para o Camboja.

Em uma nota destinada à imprensa emitida pela Fundação Montagnard, depois da morte de Thup, a comunidade degar fez um apelo a "todos os governos, especialmente os Estados Unidos, que agora estão negociando e comercializando com o Vietnã, para que façam o máximo para evitar que o nosso povo morra na prisão".


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco