Portas Abertas • 15 dez 2006
Uma Corte Popular de Pequim considerou o conhecido advogado de direitos humanos Gao Zhisheng culpado de "incitar subversão ao poder do Estado". A informação foi dada por dois advogados contratados pela família de Zhisheng. Os dois foram impedidos de comparecer ao julgamento.
A condenação da Corte Intermediária nº 1 de Pequim foi baseada na confissão de culpa de Gao Zhisheng, disseram seus advogados. Entretanto, a credibilidade de admissão "espontânea" de culpa permanece sob suspeita.
"Não tivemos a chance de nos encontrar com Gao Zhisheng para ouvi-lo a respeito das acusações de subversãoe não estamos em situação de fazer mais comentários", explicaram os advogados Mo Shaoping e Ding Xikui.
Gao Zhisheng é conhecido em toda China por suas cartas abertas ao presidente Hu Jintao e ao primeiro-ministro Wen Jiabao nas quais denunciava a administração incompetente dos líderes do Partido Comunista e por defender cristãos clandestinos e membros do movimento espiritual Falun Gong.
Suas ações levaram a abusos por parte das autoridades, que fecharam seu escritório de advocacia e o submeteram a longos períodos de prisão domiciliar.
© 2024 Todos os direitos reservados