Portas Abertas • 5 set 2007
Desde que foi condenado a dois anos de prisão, no último dia 8 de agosto, o pastor Zaur Balaev já sofreu dois ataques cardíacos e uma crise renal. Segundo o líder da União Batista do Azerbaijão, Ilya Zenchenko, o pastor está confinado em uma cela em condições terríveis, sem ventilação e vaso sanitário. O local é pejorativamente conhecido como "piscina para sapos".
Zaur tem 44 anos e é casado com Nunuka. Eles têm um filho de 20 anos e uma filha de 15 anos. Zaur se tornou cristão em 1992. Foi o primeiro cristão de Aliabad, uma vila no noroeste do Azerbaijão.
Ele se tornou o primeiro pastor da região de Zaqatala. Antes de ser preso, liderava uma congregação com 40 jovens membros, na faixa dos 20 aos 35 anos de idade.
Zaur foi sentenciado com base no artigo 315, que pune o uso da violência contra oficiais do Estado no exercício de suas funções (leia mais sobre o controverso julgamento).
O líder da União Batista do Azerbaidjão disse que a corte ignorou o depoimento das testemunhas que o inocentaram e também as denúncias de que Zaur teria sido torturado pelos policiais, apesar das visíveis escoriações no corpo do pastor.
A família do pastor Zaur pede que os irmãos intercedam:
- Pela saúde de Zaur Balaev;
- Por um novo e justo julgamento que devolva a ele a liberdade;
- Para que a congregação que ele lidera se mantenha forte e continue crescendo;
- Pela provisão de Deus para a família nesse momento difícil.
© 2024 Todos os direitos reservados