Advogado de Zaur Balaev está confiante com apelação

| 10/09/2007 - 00:00


Gazalfar Rzaev, advogado do pastor batista Zaur Balaev, está esperançoso sobre o pedido de apelação da sentença de dois anos de prisão contra seu cliente. O julgamento começou no último dia 6 de setembro e será retomado no próximo dia 19.

“Estou muito otimista”, disse ele ao Forum 18. As testemunhas originais foram convocadas a prestar depoimento, o que indica boa vontade do tribunal.

Quatro testemunhas disseram que não viram Zaur Balaev batendo nos policiais, mas que só tinham ouvido falar da agressão por pessoas no mercado.

Além disso, elas denunciaram que o policial Khalid Memedov fez pressão para que elas testemunhassem contra o pastor. Ore pela segurança das testemunhas.

O caso

O pastor, de 44 anos, foi sentenciado com base no artigo 315, que pune o uso da violência contra oficiais do Estado no exercício de suas funções. Leia mais sobre o julgamento.

Inicialmente o pastor foi acusado de soltar um cachorro para agredir os policiais que invadiram o culto presidido por ele.

Depois que o advogado dele questionou a existência do cão, Zaur foi acusado de ter espancado cinco policiais e ter danificado a porta de uma viatura policial.

Também esperançoso, o líder da União Batista do Azerbaijão, Ilya Zenchenko, teme apenas que Zaur Balaev não fique completamente livre da condenação.

Inocência

“Este é um dilema para o tribunal. Inocentar Balaev significaria incriminar os policiais que falsamente testemunharam contra ele", disse Ilya Zenchenko ao Forum 18.

O Comitê Estatal para o Trabalho com Organizações Religiosas insiste que a acusação não tem nada que ver com a filiação religiosa de Zaur Balaev, mas se recusa a explicar por que o veredicto cita a "atividade religiosa ilegal" de Zaur quando o conceito não existe nas leis do Azerbaijão.

“O tribunal de apelação fará a sua própria revisão do caso", explica o advogado. Ele acredita que a repercussão internacional também possa ajudar.

Ore pelo julgamento e pelo pastor Zaur Balaev, que está passando por problemas de saúde na prisão.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE