Parlamento europeu condena perseguição a cristãos

| 20/11/2007 - 00:00


A liberdade religiosa é o último teste para o respeito a todas as outras liberdades e direitos humanos. A perseguição dos cristãos em vários pontos do mundo, é um dos maiores desafios para a dignidade do homem. Estas palavras foram proferidas pelo deputado do Parlamento europeu, Mário Mauro, na última quinta-feira, antes da aprovação de uma resolução que condena a perseguição aos cristãos.

O deputado é o autor da resolução, aprovada em Estrasburgo, que evidencia  "os graves episódios recentes que colocam em risco a existência da comunidade cristã e de outras comunidades religiosas", a partir da violação de acordos e convenções internacionais que protegem o direito à liberdade religiosa.

O texto, submetido a diversos partidos, é o primeiro a adquirir tais proporções. Condena toda a violência contra comunidade cristãs, especialmente na Ásia e na África, e alerta todos os governos a “fornecerem garantias adequadas e efetivas nas questões de liberdade religiosa e na melhoria da segurança para as comunidades cristãs”.

No apoio ao diálogo inter religioso, o documento convida as autoridades religiosas a “promoverem  a tolerância” e a tomarem medidas contra qualquer forma de extremismo.

União Européia

A resolução recebeu apenas dois votos contra, na sessão plenária do Parlamento europeu, e uma abstenção. No documento, constam exemplos reais de raptos, assassinatos e casos recentes de violência ocorridos no Paquistão, em Gaza, na Turquia, na China, no Vietnã, no Sudão, no Iraque e na Síria.

Mário Mauro acredita que com a votação, a partir de agora, a Comissão Européia terá de perceber que a “implementação do plano de cooperação ou ajuda ao desenvolvimento tem de ter garantido e consagrado, o principio fundamental de liberdade religiosa”.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco