Crise em Belarus, país chamado de "a última ditadura da Europa&qu

| 13/03/2008 - 00:00


O embaixador norte-americano em Belarus (Bielorússia) foi expulso na sexta feira, num movimento diplomático que está aumentando as tensões entre Belarus e os Estados Unidos. De acordo com a agência de notícias cristãs Mission Network News (MNN), a situação pode isolar Belarus do resto da Europa.

Embora o embaixador Karen Stewart tenha sido convidado a deixar o país, a MNN relatou que o Departamento do Estado norte-americano queria rever a situação primeiro e a pediu uma resposta firme.

A SGA (Slavic Gospel Association) relatou que o porta-voz do presidente George W.Bush chamou a expulsão de “tremendamente decepcionante”.

O porta-voz do Departamento do Estado, Gordon Johndroe, adicionou ainda que o presidente e os “Estados Unidos irão continuar ao lado do povo de Belarus na busca por liberdade de expressão”.

A SGA comentou que os governos do oeste e a mídia frequentemente referem à Belarus como “a última ditadura da Europa”. O presidente Lukashenko tem tolerado pouco a dissensão desde 1994, e está frequentemente contra os Estados Unidos e outras nações européias.

A situação das igrejas

De acordo com a SGA, embora as igrejas evangélicas em Belarus desfrutem de um tempo pequeno de relativa liberdade depois do colapso da União Soviética, o governo iniciou significantemente restrições às igrejas depois que Lukashenko assumiu o poder.
O presidente da SGA, Dr Robert Provost, disse num artigo que as orações contínuas para essa nação são essenciais.

Provost comentou: “Hoje, em Belarus, as igrejas evangélicas não têm permissão para atuar publicamente. Os pastores e missionários podem encontrar dificuldades significativas na relação com as autoridades locais. Mas, apesar desses desafios, o ministério dessas igrejas continua e Deus continua agindo para que a Palavra seja proclamada”.

“Nosso desejo é servir três igrejas de qualquer maneira possível. Servimos a um Deus soberano, e Sua Palavra nos diz que o coração do rei é como torrentes de água na mão de Deus (Prov 21:1). Por favor continue juntos conosco nessa caminhada de oração para que haja liberdade plena na proclamação do evangelho”.

A MNN é uma prestadora de serviço na área de notícias que mantém os cristãos informados sobre missões no mundo todo.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE