Multidão ataca reunião de oração em Uttaranchal, na Índia

| 19/11/2003 - 00:00


Uma multidão enraivecida atacou um grupo de uns 80 cristãos que participava de uma reunião de oração no Estado de Uttaranchal, norte da Índia, no dia 26 de outubro. De acordo com reportagens do diário de âmbito nacional em língua hindi, o Amar Ujala, a multidão foi incitada por falsos rumores de que os cristãos, que estavam na reunião, eram responsáveis pela conversão de hindus.

A multidão enraivecida atacou com violência a Hospedaria Vaishali na colônia Ramnagar, na cidade de Rookey, no Estado de Uttaranchal. Na hospedaria estava se realizando a Mahasabha 2003, uma convenção cristã anual.

A multidão rasgou faixas, cartazes, folhetos, queimou Bíblias e danificou o equipamento usado para a reunião.

Algumas pessoas na multidão sugeriram que os membros da comunidade hindu e cristã se reunissem para resolver a questão através do diálogo. Entretanto, à medida que as sugestões eram feitas, outras pessoas desamarravam as cordas que prendiam a tenda onde os cristãos estavam reunidos, derrubando a estrutura. Eles também vandalizaram a hospedaria próxima.

Os cristãos, que tinham vindo de várias partes da cidade e de Estados vizinhos, entraram em pânico e tentaram pular o muro que cerca a hospedaria. Várias mulheres e crianças sofreram ferimentos ao tentar escapar do local. Algumas pessoas que viajaram muitos quilômetros até a conferência deixaram seus pertences na hospedaria e fugiram para salvar a vida.

Vinod Tyagi, um pastor local que presenciou o incidente, disse que os organizadores mudaram o local da hospedaria Vaishali para uma igreja no norte da Índia para continuar a reunião de oração. Entretanto, alguns dentre a turba os seguiram, por isso o local teve de ser novamente mudado para uma hospedaria Metodista próxima. Quando a multidão atacou pela terceira vez, a reunião foi dispersada.

A intervenção da polícia finalmente colocou a situação sob controle. Após o incidente, os oficiais da administração do distrito colocaram policiais em Ramnagar e outras partes da cidade, devido as tensões religiosas.

A Mahasabha 2003, realizada de 23 a 26 de outubro, foi organizada pela House Fellowship (Casa de Comunhão), uma organização recentemente formada por cristãos locais para providenciar seminários e conferências cristãos em Roorkey e outras partes da Índia.

Os fundamentalistas hindus espalharam boatos de que a organização cristã planejava converter hindus ao cristianismo durante o programa de quatro dias, instigando assim o ataque.

Os organizadores negaram que o motivo por trás do evento fosse a conversão, dizendo que a reunião era simplesmente uma oportunidade para os cristãos orarem juntos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE