Portas Abertas • 18 jun 2008
A polícia de Ancara, capital da Turquia, acaba de informar que uma igreja reconhecida legalmente será fechada nos próximos três dias.
A Igreja Protestante Batikent, situada em Ancara, é uma das poucas igrejas protestantes que têm reconhecimento legal na Turquia depois de uma série de vitórias judiciais, de acordo com o grupo de direitos humanos baseado em Washington DC, International Christian Concern (ICC).
Entretanto, a ICC reportou no último dia 2 de junho, que dois oficiais da polícia levaram ao pastor a notícia de que o governo fecharia o prédio porque o local não teria licença para funcionar como um lugar de culto.
No ano passado, a igreja protestante Batikent ganhou um caso judicial contra o governo municipal de Yenimahalle que queria fechá-la alegando violações ao código de zoneamento.
Essa notícia agora demonstra que a igreja vai à outra batalha legal sobre um caso que já havia sido ganho.
Perseguição contínua aos cristãos
Segundo a ICC, Daniel Wickwire, que é pastor missionário em Ancara há 23 anos, disse: "É obvio que o que está acontecendo à nossa igreja é um ataque direto, premeditado, contínuo e orquestrado contra a igreja como um todo na Turquia, por parte da ala direita do governo islâmico (Partido AK) que está atualmente no controle do país."
Ele alegou que o governo municipal de Yenimahalle está trabalhando juntamente com o Ministério Nacional do Interior para tentar fechar a igreja.
Pastor audacioso
"O pastor Daniel Wickwire tem sido alvo de várias hostilidades "por ter a audácia de fazer com que a garantia de liberdade religiosa estabelecida na Constituição turca tenha valor", disse a ICC.
Daniel Wickwire tem sido forçado a permanecer na Turquia como turista pelos últimos 19 anos, o que o obriga a deixar o país a cada 90 dias. Isso porque o governo se recusa a lhe dar permissão de residência ou uma permissão de trabalho porque ele é missionário.
© 2024 Todos os direitos reservados