Presidente eleito no sábado pode ameaçar a liberdade religiosa

| 08/02/2010 - 00:00


Eleição de novo presidente da Ucrânia preocupa os cristãos. Segundo os cristãos, o presidente eleito, Viktor Yanukovich, poderá ameaçar a liberdade religiosa no país.

A apuração parcial dos votos no segundo turno das eleições presidenciais da Ucrânia neste domingo indicam a vitória de Viktor Yanukovych, líder da oposição pró-Moscou que havia sido derrubado da Presidência em 2004 durante a chamada “Revolução Laranja”.

Com mais de 70% dos votos apurados, Yanukovych tinha uma vantagem de cerca de 4 pontos percentuais sobre sua concorrente, a primeira-ministra Yulia Tymoshenko.
Yanukovych declarou-se vitorioso e pediu a Tymoshenko que reconhecesse a derrota, mas a premiê disse que esperaria o final da apuração e que está preparada para contestar os resultados.

Antes das eleições, os cristãos explicaram o motivo de sua preocupação.

Sergey Rakhuba, do Russian Ministries, estava preocupado, pois, se Yanukovich ganhasse, “Ele seguiria o exemplo russo, e a liberdade religiosa enfrentaria muitos problemas. Ele limitará a atividade cristã. Ele controlará as ONGs, as atividades missionárias, e priorizará a Igreja Ortodoxa”.
 
Ele acrescenta que “Viktor Yanukovych falou contra a Igreja evangélica, dizendo que todas as prioridades seriam dadas à Igreja Ortodoxa pois quer que toda a nação siga essa tradição”.

“Como ele é apoiado pela Igreja Ortodoxa, que monopoliza toda a atividade religiosa na Rússia, significa que, se ele ganhar, a igreja evangélica e as atividades missionárias seriam limitadas como na Rússia. Com isso, eles não poderiam ajudar crianças em orfanatos e famílias necessitadas, sem que a aprovação da Igreja Ortodoxa.

Sergey afirma que o trabalho continuará não importa o que aconteça. “Continuaremos a treinar líderes nacionais apesar de qualquer implicação política. Pode ser mais difícil. Pode ser mais restritivo. Teremos que ser mais proativos e mais criativos para equipar os líderes.”


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco