Portas Abertas • 19 mai 2004
Portas Abertas visitou o pastor Rinaldy Damanik e sua família quando ele estava internado em Jakarta para receber um tratamento especial por causa do seu rim.
Rinaldy, uma importante figura nas negociações de paz entre as comunidades muçulmana e cristã em Poso, foi condenado pelas acusações de porte ilegal de armas no dia 16 de junho de 2003. A acusação data de um incidente no dia 17 de agosto de 2002, quando seu comboio de ajuda humanitária foi parado pela polícia, que vasculhou o seu veículo. Dias depois, a polícia alegou ter encontrado armas de fogo e munição no veículo e pediu à Alta Corte que indiciasse o pastor.
O processo legal foi aberto em fevereiro de 2003. Várias testemunhas da promotoria admitiram no tribunal que a polícia as tinha pressionado para que depusessem negativamente contra Rinaldy. O juiz Somanada admitiu que o procedimento legal não fora seguido. Entretanto, Rinaldy foi considerado culpado e recebeu uma sentença de três anos de prisão, que deverá terminar em setembro de 2005.
© 2024 Todos os direitos reservados