Portas Abertas • 2 jun 2015
Um projeto de lei que introduz penas severas contra aqueles que blasfemam foi finalizado e será apresentado ao governo paquistanês. A nova legislação visa garantir que as pessoas não façam justiça com as próprias mãos, exigindo provas de que um indivíduo teve a intenção de blasfemar.
A lei atual foi responsabilizada pelo aumento das tensões inter-religiosas em todo o país. Grupos de direitos humanos dizem que a lei é frequentemente mal utilizada por extremistas. Na maioria dos casos, são falsas acusações contra os cristãos, a fim de acertar contas pessoais.
A proposta para apertar a legislação foi bem recebida por Nasir Saeed, diretor do Centro de Assistência Judiciária, que trabalha com os cristãos no Paquistão. ""O mau uso da lei está em ascensão. A comunidade cristã está sob ataque constante e consideram-se um alvo principal, e a causa da perseguição é a lei sobre blasfêmia"", disse ele em um comunicado.
No entanto, Saeed alertou que pode não haver mudanças imediatas, mesmo se o projeto virar lei, mas ""isso terá um impacto a longo prazo na vida dos cristãos, pois significa que nenhuma pessoa de qualquer fé será falsamente acusada ou morta por um crime que nunca cometeu"".
© 2024 Todos os direitos reservados