O preço de servir a Cristo no Sudão

Portas Abertas • 7 jun 2016


7-sudan-0380100918.jpg

De acordo com relatórios da Portas Abertas, Kuwa Shamal que estava preso junto com outros dois líderes cristãos, ainda corre risco de ser sentenciado à pena de morte. Shamal esteve preso durante cinco meses, depois foi libertado por falta de provas consistentes. ""Ele foi detido de novo, recentemente, por membros da Segurança Nacional e Serviços de Inteligência em Cartum, capital do Sudão"", informou o MEC (Middle East Concern), que é uma associação cristã que defende os direitos humanos da igreja no Oriente Médio e Norte da África. Os outros dois cristãos, Hassan Abduraheem Taour e Abdulmonem Abdumawla Issa, ainda aguardam as acusações que serão baseadas em crimes de espionagem e ameaça à segurança do Estado.

Shamal é líder de missões e teve que prestar depoimentos durante longas horas à polícia sem razões óbvias para a detenção. Tanto ele quanto Taour são da região dos Montes Nuba, que fica ao Sul do país. Lembrando que essa região se tornou independente desde 9 de julho de 2011. Agora o Sudão do Sul vive em conflito com o Sudão, enfrentando insegurança em suas fronteiras por conta das negociações sobre a demarcação. Além disso, cerca de 75% das reservas de petróleo estão no Sudão do Sul, que precisa utilizar a infraestrutura do Sudão para exportar o produto. Por motivos internos, o Sudão já vive um clima tenso e os cidadãos enfrentam inúmeras dificuldades, mas para os cristãos é ainda pior.

Shamal e Taour estão pagando um o preço por evangelizarem a população que é conhecida como ""povos Nuba"", onde o povo nativo luta pela hegemonia étnica e religiosa, daí a grande hostilidade contra a igreja, principalmente contra seus líderes, por parte do regime islâmico árabe atuante. ""Nos últimos meses, aumentou muito o número de detenções de cristãos sem acusação. Eles ficam encarcerados e incomunicáveis. Algumas igrejas também estão sendo demolidas por ordem judicial. Segundo a própria lei do Sudão, após 45 dias de prisão, o detido deve comparecer ao tribunal, mas essa lei tem sido ignorada para os casos dos seguidores de Cristo"", conclui um dos analistas de perseguição.

Leia também
Dois líderes cristãos continuam presos no Sudão
A coragem de um verdadeiro cristão
Igrejas são fechadas no Sudão

Pedidos de oração

  • Ore pelos líderes cristãos que estão presos e sendo acusados de ameaçar a segurança nacional.
  • Interceda pela igreja sudanesa e peça ao Senhor para fortalecer a fé daqueles que decidiram seguir a Cristo, cientes de que estão contra as leis do país.
  • Ore também pelos policiais, advogados e funcionários do governo que estão envolvidos nesses casos, para que sejam tocados pelo amor de Cristo.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco