Para saber e orar: cinco fatos sobre Asia Bibi

A maior certeza é de que a cristã e sua família precisam de nossas orações, bem como os 4 milhões de cristãos do Paquistão

Portas Abertas • 21 nov 2018


A cristã paquistanesa Asia Bibi ainda corre perigo e precisa de orações

A cristã paquistanesa Asia Bibi ainda corre perigo e precisa de orações

Em todo o mundo, cristãos se alegraram pela libertação de Asia Bibi, a cristã que estava no corredor da morte há oito anos, no Paquistão. Mas junto com essa boa notícia, veio um perigo maior de vida para ela e também o medo e a ameaça de perseguição para todos os cristãos paquistaneses. Listamos a seguir cinco fatos que você precisa saber sobre o caso de Asia Bibi e porque, mais do que nunca, a Igreja Perseguida do Paquistão precisa de suas orações.

Asia Bibi é uma cristã do Paquistão que foi absolvida da pena de morte

Desde que foi presa em 2009, a mãe de cinco filhos passou seus dias na prisão. Em junho de 2010, ela foi condenada à pena de morte por blasfêmia. Desde então esperava por uma audiência de apelação. Em outubro, a Suprema Corte do Paquistão finalmente realizou a audiência e ordenou sua libertação imediata. Depois de nove anos de oração de cristãos de todo o mundo, Asia Bibi foi solta em 31 de outubro de 2018. Organizações internacionais de direitos humanos pedem a governos de vários países para intervir no caso da cristã, usando sua influência para “assegurar sua locomoção em segurança a outro país, onde possa ser reunida à sua família”.

Ela foi acusada de violar a lei de blasfêmia do Paquistão

Em junho de 2009, Asia foi acusada por colegas de trabalho muçulmanas de fazer afirmações depreciativas sobre o profeta Maomé e o alcorão. A lei de blasfêmia é muito controversa, pois não define o que é blasfêmia. A cláusula sobre punição de blasfêmia contra o profeta Maomé foi inserida no código penal do país em 1986. Desde então, ao menos 150 cristãos já foram presos sob acusação de blasfêmia. Antes disso, somente 14 casos haviam sido relatados. A pena recomendada é de prisão perpétua ou morte.

Radicais islâmicos protestaram contra a decisão

Após a decisão da Suprema Corte de revogar a pena de morte de Asia Bibi, extremistas islâmicos pediram a morte dela e dos juízes da Suprema Corte e fizeram apelo para que a decisão fosse revista. O advogado que defendeu Asia Bibi, Saif ul-Malook, diz que acha a revisão improvável, pois não há base para isso. O advogado de 60 anos deixou o Paquistão logo após a decisão da Suprema Corte por temer por sua vida, mas acrescentou que voltaria para defendê-la, se necessário. Ele acrescentou que o exército teria que garantir sua segurança, caso necessite voltar. “Eu preciso estar vivo para lutar pelo caso de Asia”, disse. Em março de 2011, um oficial do governo que apoiava o caso de Asia e criticou publicamente a lei de blasfêmia foi morto por um radical muçulmano. Agora, diante da decisão sobre o caso, o medo da perseguição é alto entre os cristãos do país. Alguns escritórios e escolas foram fechados.

Cristãos suportam o peso da perseguição no Paquistão

No sexto maior país do mundo e 5º colocado na Lista Mundial da Perseguição 2018, cristãos ex-muçulmanos ainda são mais discriminados e vistos como parte da casta dos intocáveis (a casta mais baixa da sociedade). Eles enfrentam perseguição do estado e da sociedade, pois são vistos como apóstatas. Suas famílias, amigos e vizinhos veem a conversão como algo vergonhoso para a comunidade. Por isso, muitos muçulmanos se recusam a comer e beber com eles para não serem contaminados. Em todo o país, é negado, aos cristãos, o direito à educação, trabalhos bem pagos e serviços públicos, como água encanada e eletricidade.

Asia Bibi e os cristãos do Paquistão precisam de suas orações

Oremos pelos planos da família de deixar o país. Alguns relataram que ela havia saído do Paquistão, mas uma fonte segura afirma que ela ainda está lá. A certeza é de que Asia e sua família ainda estão em grande perigo – assim como os cerca de 4 milhões de cristãos no Paquistão. Líderes cristãos locais comentam que grupos extremistas islâmicos “estarão à espreita, buscando qualquer meio de aumentar a pressão contra Asia, os cristãos e a igreja”. O que mais necessitam no momento é de oração. E o pedido deles é: “Ore pela misericórdia e sabedoria de Deus e para que ele faça uma obra tremenda nesta terra”.

Leia mais
Mídia do Paquistão divulga deslocamentos de Asia Bibi
Governo do Paquistão faz acordo com extremistas
O Paquistão dias depois da soltura de Asia Bibi

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco