Política afeta cristãos do Zanzibar

Portas Abertas • 2 mai 2016


2-zanzibar-0270000905.jpg

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, houve um grande tumulto durante as eleições ocorridas em Zanzibar. Primeiramente, as eleições estavam marcadas para outubro de 2015, mas a comissão eleitoral anulou os resultados e tudo indica que houve boicote pelo principal partido da oposição. O atual presidente Ali Mohamed Shein, do partido governista CCM da Tanzânia, foi declarado vencedor em 21 de Março. Apesar de Zanzibar não fazer parte da atual Classificação da Perseguição Religiosa, suas ilhas ficam ao largo da costa da Tanzânia, fazendo parte dela geográfica e politicamente. Atualmente a Tanzânia ocupa o 36º lugar na classificação.

""Zanzibar tem enfrentado grandes desafios de várias formas. A ilha teve um aumento considerável da presença de radicais islâmicos. A Associação Islâmica para Mobilização e Propagação da Crença esteve envolvida em motins dirigidos especialmente contra cristãos e estrangeiros, o que acarretou em sérios problemas para a indústria do turismo. O outro desafio são as questões que envolvem as eleições: a comissão eleitoral anulou os resultados das eleições de outubro citando ‘violações da lei eleitoral’. Isso criou um ambiente de ressentimento entre o partido da oposição e os apoiadores. Mas a reeleição foi pacífica, apesar de tudo"", comenta um dos analistas de perseguição.

Independente do tipo de problema que um país enfrenta, sempre que envolvem questões políticas os cristãos são afetados, principalmente porque nessas regiões a política está sempre baseada na tradição muçulmana. O extremismo islâmico tem sido a principal fonte de perseguição para os cristãos zanzibaritas, onde o governo luta pela oficialização da religião muçulmana. A igreja no Zanzibar tem enfrentado grandes lutas, dificuldades em registrar seus templos e até mesmo para comprar terrenos. Os cristãos não conseguem boas oportunidades de emprego e nem mesmo educação de qualidade por serem discriminados e desprezados pela sociedade. Mesmo assim, eles continuam batalhando para evangelizar os muçulmanos. Em suas orações, interceda por eles.

Leia também
Igrejas são queimadas em Zanzibar
Político de Zanzibar culpa os cristãos por perda das eleições
Clérigos muçulmanos exigem que as igrejas sejam destruídas em Zanzibar

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco