Professor renuncia emprego por ser cristão na China

Entenda os desafios de seguir a Jesus e lecionar em uma universidade estadual

Portas Abertas • 15 out 2024


Hao terá dificuldades em encontrar novo emprego como professor por ser cristão na China

Hao terá dificuldades em encontrar novo emprego como professor por ser cristão na China

Hoje é celebrado o Dia dos Professores no Brasil e a Portas Abertas parabeniza a todos os profissionais que dedicam suas vidas a ensinar seus alunos a serem melhores cidadãos e cristãos mais parecidos com Jesus.

A perseguição também atinge professores cristãos ao redor do mundo e faz parte da vida Hao (pseudônimo), na China. O cristão de 30 anos precisou se destacar entre milhares de jovens para fazer a faculdade, a pós-graduação e ser convidado para lecionar em um uma universidade prestigiada no país. Na cultura chinesa, os professores são reverenciados e respeitados e para dar aula em uma faculdade ou universidade estadual é necessário ser membro do Partido Comunista.

Há cinco anos, Hao não via problema em ser cristão e membro do único partido chinês. No entanto, foi exigido que ele participasse de mais atividades do grupo político e escrevesse mais artigos que fossem pró-partido. Ele obedeceu, mas estava com o coração angustiado e resolveu não comparecer mais nas atividades extras. “Na China, nenhum membro pode deixar o Partido voluntariamente, a menos que seja expulso”, compartilha o cristão.

No princípio, ninguém notou sua ausência, mas foi exposto assim que enviou uma carta pedindo demissão da universidade. Após dez meses de investigação, Hao foi oficialmente expulso pelo Partido e terá dificuldades em ser aceito como professor em outro curso público.

“Percebi que não quero comprometer meus valores, então decidi ‘protestar’ silenciosamente. Tenho amigos cristãos que também são professores de escolas públicas, mas são solicitados a assinar um formulário de declaração para renunciar a sua fé. Felizmente, não sou um deles”, explica Hao.

Sustentados por Deus

O professor cristão tem esposa e um filho para sustentar e sabe que ser um seguidor de Jesus na China pode colocá-lo em perigo. “Desde o momento em que fui exposto e expulso, continuei orando a Deus para me cobrir e esconder sob suas asas. Eu esperava um milagre – que o próprio Deus alterasse o resultado. Mas não aconteceu dessa forma. Eu não tinha a mínima ideia. Não sabia o que fazer a seguir, era como se meu futuro tivesse chegado ao fim. Passei anos estudando e trabalhando muito, e parecia que tudo era em vão. Não queria aceitar o resultado.”

Hao não conseguiu encontrar outro emprego estável, mas crê que o Senhor tem outros planos para ele e sua família. “Acredito que ele tem o melhor plano para mim. E sou grato pela minha família da fé, que está disposta a orar e andar comigo nesta longa da jornada.”

Hao é apenas um entre muitos cristãos na China que tiveram que abrir mão de seu sustento porque seguem Jesus.

Pedidos de oração

  • Clame para que a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para Hao se concretize.
  • Interceda por fortalecimento e provisão aos cristãos chineses que perderam o sustento por amor a Jesus.  
  • Ore por aqueles que renunciaram a Jesus por causa do medo e da pressão que receberam das autoridades. Peça que se arrependam e retornem para Deus.
  • Apresente os parceiros locais da Portas Abertas e ore para que recebam sabedoria e criatividade para fornecer mais treinamento bíblico e discipulado.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco