Portas Abertas • 17 jul 2018
Interceda por governo filipino e pelas leis do país (Foto representativa)
O projeto final das leis que darão maior autonomia para a região de Mindanau, no sudeste das Filipinas, incluirá uma norma que permite a liberdade religiosa no território. Um grupo de membros da Câmara e do Senado é esperado para finalizar a proposta da Lei Básica Bangsamoro e enviar para a aprovação do presidente, Rodrigo Duterte. A lei apresenta um plano para a criação de um território autônomo chamado Bangsamoro.
Apesar de contar com maioria muçulmana, em março, o governo de Mindanau escolheu o primeiro vice-governador para cristãos, minoria na região, para garantir que suas vozes sejam ouvidas. De acordo com o senador Joel Villanueva, o projeto final promove a liberdade religiosa no governo de Bangsamoro. A região é multicultural e conta com cristãos, islâmicos e dezenas de crenças indígenas. O senador, que é filho do pastor Eduardo Villanueva, ressaltou que a lei deve garantir que as pessoas sejam protegidas de imposições ou violência por causas religiosas.
Esta lei é vista como a chave para acabar com décadas de conflitos ao sul das Filipinas, onde grupos têm se rebelado para se tornarem uma província independente. No ano passado, um desses grupo, o Maute, um afiliado do Estado Islâmico, manteve o sudeste da cidade de Marawi cercado por cinco meses. Ore para que esta lei entre em vigor e que beneficie a Igreja Perseguida. Apresente os conflitos que têm ocorrido no sul do país, peça para que eles sejam interrompidos e que a paz seja efetiva na região.
Leia mais
Cristãos de Mindanao são ameaçados pelo Estado Islâmico
Perseguição religiosa chega ao sul das Filipinas
Acordo de paz precisa ser entendido pelos filipinos
© 2024 Todos os direitos reservados