Quando é a Independência da Somália?

Igreja cresce apesar de extremismo islâmico e da propagação da COVID-19

| 01/07/2021 - 6:00

Apesar da forte presença do extremismo islâmico, o número de cristãos na Somália está crescendo

Apesar da forte presença do extremismo islâmico, o número de cristãos na Somália está crescendo


Hoje faz 61 anos da Independência da Somália, quando os protetorados britânico e italiano se tornaram um. A partir daí o país já passou por um regime militar até 1991, e logo em seguida foi palco dos conflitos entre clãs, que provocaram a morte de centenas de pessoas. Hoje, a nação é controlada por um governo fraco, extremistas radicais, como o Al-Shabaab, e milícias locais.

Ser um cristão na Somália é arriscado, já que são as principais vítimas de extremistas, que desejam a criação de um Estado governado pela sharia (conjunto de leis islâmicas). A perseguição aos cristãos no país continuou até mesmo durante a crise de COVID-19, quando os militantes do Al-Shabaab culparam os seguidores de Jesus pelo surgimento e propagação do coronavírus. Diante da rápida propagação da doença, os radicais criaram um centro de isolamento e tratamento para os doentes. “Exorto as pessoas com sintomas da doença a virem às instalações médicas e a evitarem infectar outros muçulmanos”, disse o xeique Mohamed Bali durante um discurso na rádio oficial do grupo.

O risco de ser um cristão na Somália

A população de muçulmanos na Somália passa de 99%, isso indica que propagar o evangelho no território é algo arriscado e pode resultar em prisão, ostracismo e morte, por isso, a nação está na 3ª colocação da Lista Mundial da Perseguição 2021. Nesse contexto, a Portas Abertas conheceu Muktar*, que atua como pastor há 20 anos e tem cinco de parceria com a organização. Ele contou que tem sido comum a conversão de muçulmanos a Cristo e por isso o trabalho com discipulado dos novos cristãos resulta em discípulos de Jesus capazes de resistir à perseguição.

Outro trabalho feito com a igreja somali é a ministração de um curso teológico que dura dois anos. Os investimentos nos cristãos locais dão esperança ao pastor de que novos líderes cristãos levarão o evangelho adiante. O processo de plantação de igrejas começou, porque já existe um trabalho com outros cristãos ex-muçulmanos na cidade vizinha. “Digo a você que podemos ver, ouvir, rastrear e tocar o impacto disso. Nossa emoção é ilimitada. Deus realizou um milagre para minha família e nosso ministério. Somos muito abençoados! Todo mundo tem medo de ministrar entre os somalis. Ninguém quer alcançá-los. Mas vocês permaneceram ao nosso lado, seus líderes têm nos treinado e encorajado”, agradece o pastor Muktar.

*Nome alterado por segurança. 

Pedidos de oração

  • No dia da Independência da Somália, agradeça a Deus pela obra que ele já começou no país. Peça que os cristãos tenham ousadia e sabedoria para fazer o nome de Jesus conhecido.
  • Ore para que os cristãos somalis sejam guardados e assistidos pelo Senhor durante a pandemia da COVID-19.
  • Interceda para que o governo da Somália seja composto por pessoas que temam a Deus e se preocupam em cuidar da população, que as ações delas promovam a paz e a justiça.
  • Clame pelas vidas dos integrantes do Al-Shabaab, para que sejam frustrados nos planos deles e tenham um verdadeiro encontro com Jesus.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco