Portas Abertas • 18 mar 2019
A Portas Abertas leva assistência a muitos cristãos deslocados internamente devido à violência de militantes islâmicos
Seis cristãos foram mortos por militantes das Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês) no vilarejo de Kalau, a 12Km de Beni, na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo. Um dos vários grupos rebeldes que operam no país, a ADF é um grupo militante islâmico que, repetidamente, tem atacado a população cristã. Sequestros e mortes se tornaram comuns conforme o grupo mostra sua força.
O ataque aconteceu das 19h às 23h do dia 9 de março. De acordo com fontes da Portas Abertas, os agressores se passaram por agentes de segurança ao chegar ao vilarejo. Quando chegaram ao centro da aldeia, alguns jovens desconfiaram e avisaram outros. Mesmo assim, os militantes atiraram indiscriminadamente nos moradores, matando três mulheres e uma criança de 9 anos de idade. Em seguida, prosseguiram em direção à casa do chefe do vilarejo, onde mataram os cães de guarda. Com isso, as pessoas tentaram fugir, mas eles chegaram a matar dois que estavam fugindo, contou uma enfermeira de Beni, por telefone, à Portas Abertas.
Um líder comunitário local nos contou: “Ouvimos os rebeldes dizerem que estão trabalhando faz tempo em sequestros e mortes, mas que agora querem ocupar o território. Eles querem ocupar a área que alegam ser deles”. Os seis mortos eram cristãos locais. O vilarejo de Kalau tem uma grande comunidade cristã, com alguns adeptos de religiões africanas tradicionais.
De acordo com o pastor Gilbert Kambale, que lidera uma organização da sociedade civil em Beni, estima-se que 470 famílias fugiram para Beni após o incidente. Muitos se refugiaram em casas de parentes ou em escolas. Ore a Deus por essas famílias e pela situação.
Pedidos de oração
Leia também
Eleições no Congo resultam em impasse
Ataque deixa sete cristãos mortos na República Democrática do Congo
De 33 mortos, ao menos 27 são cristãos
Ataque de extremistas islâmicos faz ao menos 10 mortos
© 2025 Todos os direitos reservados