Portas Abertas • 23 dez 2022
Onda de ataques causa mortes e destruição, tirando a paz de cristãos na Nigéria (foto representativa)
Cristãos na Nigéria foram vítimas de uma série de ataques entre os dias 17 e 18 de dezembro. Os primeiros incidentes aconteceram na área do governo local de Kaura, Sul do estado de Kaduna. Durante três dias, várias comunidades cristãs foram alvos da ação de extremistas fulanis. Mais de 37 pessoas foram mortas e muitas casas incendiadas e demolidas. Em Sokwong, mais de 100 residências foram destruídas pelo fogo.
Em entrevista à organização HumAngle, o líder cristão Baba Yoyok afirmou que os agressores eram jovens armados que, ao entrar nas aldeias, começaram a atirar e gritar Allahu Akbar (Alá é o maior). A onda de violência em Kaduna tem causado o deslocamento de milhares de cristãos nigerianos.
Muitas pessoas que presenciaram os ataques nas comunidades avisaram as autoridades antes que eles se organizassem para atacar outras aldeias. No entanto, os oficiais de segurança locais não responderam ao chamado da população.
A segunda série de ataques aconteceu no Sul do estado de Enugu, ao redor da cidade de Eha Amufu, quando dez pessoas morreram. Há suspeitas de que esse incidente seja de responsabilidade de extremistas fulanis também. Há uma semana, outras 25 pessoas foram assassinadas na mesma área. Mais uma vez, os habitantes pediram socorro para a polícia e forças armadas, mas não foram atendidos.
A região norte do estado de Zamfara também foi alvo das investidas de quatro grupo armados. Eles planejavam trabalhar em conjunto para causar terror na área do governo local de Mari, pois a população se recusou a aceitar as ordens deles. Foram reunidos homens armados em motocicletas. Porém, não chegaram a concluir o plano porque o exército atacou os criminosos com o apoio de um caça.
De acordo com os militares nigerianos, pelo menos 190 extremistas foram mortos durante os combates. No entanto, a agência de notícias AFP enfatizou que mais de 100 civis foram mortos e outras dezenas feridos. Não é possível afirmar que o ataque em Zamfara esteja ligado à intolerância religiosa. Mas com certeza, muitos seguidores de Jesus são atingidos direta e indiretamente pelos incidentes.
As autoridades estão alertas para uma possível ação dos extremistas para interromper a celebração do Natal nas áreas de maioria cristã. Interceda para que todos sejam guardados e protegidos por Deus nesse período delicado.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados