Sri Lanka completa 71 anos de independência

País comemora data após sair de uma crise constitucional relacionada à troca de primeiro-ministro

| 04/02/2019 - 00:00

A nomeação do novo primeiro-ministro paralisou o país por sete semanas

A nomeação do novo primeiro-ministro paralisou o país por sete semanas


Hoje se comemora os 71 anos da independência do Sri Lanka. Apesar do aniversário ser celebrado, recentemente o país passou por uma profunda crise constitucional. Em outubro de 2018, o presidente Sirisena dispensou o primeiro-ministro Wickremesinghe e chamou Rajapaksa, que já tinha sido presidente do país de 2005 a 2015, para assumir a função. Ele foi muito criticado por organizações de direitos humanos.

De acordo com a agência de notícias AFP, a nomeação polêmica provocou uma luta pelo poder e paralisou o país por sete semanas. Wicrkremesinghe se recusou a deixar o cargo e denunciou que sua saída era inconstitucional. Esse impasse quase resultou no bloqueio do orçamento para o ano de 2019, o que fez com que o primeiro-ministro anterior fosse chamado novamente para o cargo, apesar das diferenças políticas com o presidente Sirisena.

Rajapaksa renunciou ao cargo por meio de uma carta oficial e Wicrkremesinghe reassumiu o cargo, parecendo ter colocado um fim na crise política do país. Os cristãos também apreciaram a notícia, já que ataques contra minorias religiosas quase dobraram durante os dez anos de mandato de Rajapaksa como presidente. O Sri Lanka é uma das democracias constitucionais mais antigas da Ásia e se encontra na 46ª posição da Lista Mundial da Perseguição 2019.

Pedidos de oração

  • Ore em favor das autoridades do Sri Lanka, para que eles conduzam o país da melhor forma possível.
  • Interceda pela Igreja Perseguida no país, para que estejam sempre com sua fé firmada.
  • Peça para que os ataques direcionados a minorias religiosas diminuam.

Leia também
Ore por pastor desaparecido no Sri Lanka
Amor e perdão além da perseguição
Um fiel trabalhador do Senhor


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE